quinta-feira, 19 de julho de 2018

ATENÇÃO! MUITA ATENÇÃO!!!

CUIDADO, com o que você anda usando na limpeza da sua casa, da sua residencia, do seu lar.
Certas manias de limpeza só causa transtorno a vida de quem os usa, os manuseia e também prejudica a todos que estão ali  por perto cheirando, inalando na quele ambiente a ser limpado, tipo uma residencia, uma escola, uma creche, uma farmácia, um asilo, um hospital, um pet, um berçário,etc .
 Lembre-se para uma limpeza eficiente no seu dia a dia é só manter a organização, diminuir o sujamento, simplesmente conservando. Tipo tomando cuidado para não sujar e de tanto limpar danificar. Precisamos pensar em um todo, na natureza recebendo química pesada a todo momento em nome do capricho da dona limpeza do vaso brilhando, da cozinha cheirando, o quarto sem manchas, o piso como um espelho, tudo isso depende é de uma equipe de pensadores os que conservam e os que realizam, afinal somos todos civilizados e inteligentes para saber que devemos proteger o nosso habitat e limpar com inteligencia. Liah Conceição


FISPQ Ácido Muriático – Perigos, cuidados e EPIs



A FISPQ Ácido Muriático é a ficha de segurança do ácido clorídrico na sua forma impura e diluída. Com uma concentração mínima de 33%, o ácido muriático é comercializado principalmente para a limpeza de pisos e paredes de pedra ou azulejos e de superfícies metálicas antes do processo de soldagem.

FISPQ Ácido Muriático – Ficha de Informações de Segurança de Produtos Químicos.

Este artigo, baseado na FISPQ Ácido Muriático, pretende apresentar alguns dos perigos, riscos, medidas de primeiros socorros, medidas de combate a incêndio, controle de exposição e equipamentos de proteção individual – EPI necessários ao armazenamento e uso do produto.
Porém, vale lembrar que esse artigo, em hipótese alguma, substitui a FISPQ Ácido Muriático. A FISPQ fornecida pelo fabricante deve ser consultada e respeitada integralmente.
1.   NOME DO PRODUTO QUÍMICO
 Ácido muriático (HCl)
Sinônimos: Cloreto de Hidrogênio, Ácido Clorídrico, Cloreto de hidrogênio em solução aquosa.
2  IDENTIFICAÇÃO DOS PERIGOS
  • O ácido Muriático não é inflamável
  • Pode causar queimaduras graves na pele, olhos e mucosas.
  • O vapor produzido é irritante.
  • Polui rios e corpos d água alterando o pH.
  • Afeta a flora e a fauna que tiver contato com acido.
  • Corrosivo para metais
  • Reação violenta com risco de explosão em contato com álcalis concentrados e metais alcalinos, e alcalinos terrosos.
3.   PRIMEIROS SOCORROS
Contato com os Olhos:
Lavar imediata e continuamente os olhos com água corrente por 15 minutos no mínimo. Durante a lavagem, manter as pálpebras bem abertas para garantir a irrigação dos olhos e dos tecidos oculares. Providenciar socorro médico imediatamente.
Contato com a Pele:
Remover as roupas e calçados contaminados e colocar a pessoa sob o chuveiro de emergência ou outra fonte de água limpa abundante. Não tente neutralizar com soluções alcalinas. Providenciar socorro médico imediatamente.
Inalação:
Remover as roupas e calçados contaminados e colocar a pessoa sob o chuveiro de emergência ou outra fonte de água limpa abundante. Não tente neutralizar com soluções alcalinas. Providenciar socorro médico imediatamente.
Ingestão:
Não provocar vômito. Fazer a diluição imediatamente, fornecendo à pessoa grandes quantidades de água. Se ocorrer vômito espontâneo, fornecer água adicional e manter a vítima em local com ar fresco. Não dê nada por via oral a uma pessoa inconsciente. Providenciar socorro médico imediatamente.
Instruções Especiais para primeiros socorros:
Ao procurar um médico, tenha sempre em mãos a FISPQ Ácido Muriático.
4.   MEDIDAS DE COMBATE A INCÊNDIO DA FISPQ Ácido Muriático
Em pequenas proporções usar extintor de pó químico ou de CO2.
Em grandes proporções usar neblina de água ou espuma.
Esfriar os recipientes com neblina d’água. Usar pó químico seco para apagar o fogo.
Durante o combate, os brigadistas devem utilizar proteção respiratória para gases ácidos, luvas de PVC, botas de borracha e óculos de segurança.
5.   CONTROLE DE EXPOSIÇÃO E PROTEÇÃO INDIVIDUAL – EPI
Medidas de controle de engenharia:
Promova ventilação mecânica e sistema de exaustão direta para o meio exterior. Estas medidas auxiliam na redução da exposição ao produto. Manter as concentrações da substância ou mistura no ar abaixo dos limites de exposição ocupacional indicados.
Manter-se sempre com o vento nas costas, afastando-se das áreas baixas e ventilar os locais fechados.
Chuveiro de emergência e lava-olhos: É indispensável à existência destes dispositivos nas áreas de manuseio de Ácido Muriático. Manter esses equipamentos sempre testados e em condição de uso. Assegurar que sejam alimentados por água fresca e potável.
Proteção para os Olhos e Face:
Óculos de proteção contra respingos, e em determinadas atividades, protetor facial.
Proteção para as Mãos:
Luvas impermeáveis de borracha ou em PVC.
Proteção para a Pele e corpo:
Avental em PVC ou em borracha, roupa anti-ácido (PVC ou material equivalente) e botas em borracha ou em PVC.
Proteção Respiratória:
Máscara (facial inteira ou semi-facial) com filtro contra gases ácidos, máscara facial inteira com linha de ar ou conjunto autônomo de ar respirável.
Em grandes concentrações utilize máscara autônoma (pressão positiva) ou máscara com ar mandado.
Prevenção contra ingestão:
Não comer, beber ou levar a mão à boca ao manusear produtos químicos. Após o manuseio, lavar as mãos e as partes que entraram em contato com o produto. Não reutilizar recipientes nem utensílios usados na manipulação dos produtos químicos.
6.   RELAÇÃO DE FISPQ Ácido Muriático U

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO

INICIO

Hábitos saudáveis:QUARTA E QUINTA

DR. RESPONDE Hábitos saudáveis: o guia para construir os seus com a família EM ATUALIZADO EM 16/03/2023 QUAIS SÃO OS HÁBITOS  Certamente, há...