quarta-feira, 28 de setembro de 2022

A PRIMAVERA CHEGOU


 É primavera, tempo de nascer flores e frutos. Ressucita o verde em tom forte e feliz. No jardim encantado nasceu uma flor grande e bonita, cheia de vida.

Todos que passam por esse jardim ficam encantados e dizem assim:
 Ah! Que flor mais bela nasceu no jardim. É tão bonita que, se eu pudesse, a levaria para mim.
E casais enamorados se assentam ao redor da flor, aproveitando o seu perfume, admirando sua cor. E cantam uma canção em homenagem à primavera:
Estação mais linda não há
de verde e flores, pássaros a cantar.
Como a primavera não tem igual,
o ar é sereno, o clima ameno,
tudo passa lindo e lento.



E a flor encantada ouve a canção em homenagem à bela estação. Ah! Como ela se sente importante, admirada, forte e feliz.
– Sim, eu poderia viver nesse jardim para sempre. Sendo amada e apreciada. Eu adoro a primavera – suspirava a flor.
Mas um dia ela percebeu algumas coisas diferentes. Seu sensível organismo de planta percebeu que era tempo de mudança.
– Vem chegando o verão – anunciou um beija-flor antes de dar uma beijoca em sua amiga.
A flor sempre ficava sem graça com as visitas do passarinho. Mas ela gostava muito do seu carinho. E entre uma visita e outra foi se preparando para a estação que chegava.

O verão

E chegou. E trouxe consigo chuva abundante, calor escaldante, alegria contagiante. No jardim encantado comemorava, alegremente, a linda flor.
Ela gostou do verão, gostou do clima da estação. Aquele clima de férias no ar, de aproveitar a vida, de sair para viajar. As pessoas usando roupas coloridas, com muitos decotes.
Sim, era isso que o verão representava: vida, alegria, paquera no ar. Os casais apaixonados indo à praça namorar. Pois todos queriam estar perto da flor, sentir seu cheiro, admirar sua beleza, ficar encantados com a mãe natureza. Pois foi com muito carinho que criou coisa tão bela: uma flor exuberante e, ao mesmo tempo, singela.
Ah! Mas infelizmente o verão é passageiro. Um dia acaba, não dura o ano inteiro. Daí é a vez de outra estação assumir seu lugar. Pode vir outono, pode chegar.

O outono

O outono chega com seu ar frio derrubando as folhas. No jardim encantado tudo está amarelado. Até a linda flor ficou sem graça, sua presença ficou apagada, sua exuberância murchou. Pobre da linda flor, o outono acabou com sua cor.
A vida é mesmo assim, tudo passa como uma estação. Tempos vêem, tempos se vão. E a linda flor, que antes era encantada, ficou comum, ficou amarelada.
E, por mais que tentasse mostrar disposição, a flor encantada rendeu-se à estação.
Ela ficou tão triste que compôs uma canção:
O outono chegou, já não posso resistir,
está chegando minha hora, também tenho de partir.
Estou fraca e amarela, perdi minha magia,
e o inverno ainda nem veio,
com sua noite longa e fria.

O inverno

– Pois acabei de chegar. Eu sou o inverno, e vim tomar meu lugar. Vim trazer a geada, o céu nublado e cinzento. Gosto do vento frio, não gosto muito de cor. Por isso já vou avisando: perdoe-me dona flor, não é nada pessoal, mas você não tem espaço aqui no meu quintal.
Com o inverno a flor acabou de murchar, tão seca e feia, ninguém a vinha admirar. A flor que antes exibia tanta beleza, agora estava apagada, como todo o jardim. Ela ficou tão triste que começou a chorar. O beija-flor a ouviu e veio conversar:
– Não fique triste linda flor, não perca sua alegria. Lembre-se de que tudo passa nesta vida. O inverno vai embora. A primavera retornará. E então sua beleza também vai voltar.
Porém, a flor estava sem esperanças:
 E como você sabe, meu amigo, que o inverno passará? E, até que vá embora, será que irei aguentar? Sinto-me tão fraca, tão sem graça e sem cor. Estou desanimada, perdi meu ardor.
O pássaro riu do pessimismo da flor. E com muita emoção, cantou para ela uma canção:
Não seja boba, dona flor,
nunca perca o seu calor.
O inverno é frio e cinzento,
mas o importante é o que você  tem por dentro.
Se no seu coração mora a alegria,
sua beleza  ainda retornará.
O inverno passa, e com ele a tristeza.
A primavera chegará trazendo cor e riqueza.
A flor ouviu com atenção o beija-flor entoar a canção. E, no fundo do seu coração, decidiu esperar pela nova estação.

Eis que retorna a primavera

E ela chegou, trazendo alegria, trazendo vida, cor e magia.
– Adeus inverno, deixe agora o seu lugar, permita que a outra estação venha me esquentar. – despediu-se a flor.
E veio…
É primavera, tempo de nascer flores e frutos. Ressucita o verde em tom forte e feliz. No jardim encantado renasce uma linda flor, também encantada e cheia de cor, que, com muita alegria, não pára de cantar:
– A primavera chegou, valeu a pena esperar.
FIM                             
*****
E aí gostou desta historinha infantil sobre as 4 estações? Ela pode ser uma ótima ferramenta para complementar seu projeto sobre estações do ano para educação infantil. 
Você gosta também de historias pequenas com moral? Então espalhe esta mensagem de esperança, por favor, compartilhe esta linda historinha. Permita que mais pessoas tenham acesso a ela.
um grande abraço,
Cintia Amorim.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO

INICIO

Hábitos saudáveis:QUARTA E QUINTA

DR. RESPONDE Hábitos saudáveis: o guia para construir os seus com a família EM ATUALIZADO EM 16/03/2023 QUAIS SÃO OS HÁBITOS  Certamente, há...