Benefícios da cúrcuma
Índice
O que é açafrão?
Quais são os benefícios de adicionar açafrão à dieta?
Doenças digestivas
Função hepática melhorada
Fortalecimento do tratamento para vários tipos de câncer
Diminuição dos sintomas de doenças reumáticas
Depressão
Problemas cardíacos
Infecções ou alterações do sistema imunológico
Problemas do sistema respiratório
Doenças de pele
Usos na gastronomia
Contraindicações de açafrão
Conclusão
Artigos Relacionados
Abaixo são discutidos quais são seus principais benefícios e por que seria aconselhável adicionar açafrão à dieta regularmente.
O que é açafrão?
Além de uma especiaria que é amplamente utilizada na culinária indiana e africana, é o resultado da moagem da raiz de uma planta herbácea da Índia. Curiosamente, neste país é frequentemente consumido tanto por seu sabor peculiar quanto por suas propriedades medicinais.
Quais são os benefícios de adicionar açafrão à dieta?
Antes de expor os benefícios, seria interessante rever regularmente para que é utilizado no seu país de origem.
- Como um colagogo, dado o seu poder de favorecer a expulsão da bile.
- Dada a sua capacidade neuroprotetora, que permite fortalecer a memória, evitando assim doenças cognitivas de uma certa gravidade. É usado em pratos para serem degustados por pessoas de todas as idades.
- Como analgésico ou anti-inflamatório. Uma infusão consegue reduzir a intensidade da dor ou inflamação facilmente.
- Como antibiótico natural, uma vez que é uma planta bactericida, fungicida e antiviral.
- Como uma cura.
- Para diminuir o nível de colesterol no sangue.
- Para a eliminação dos radicais livres do organismo, causando assim o fortalecimento do sistema imunológico. É muito eficaz na prevenção do aparecimento do câncer.
Os últimos estudos médicos também confirmam sua eficácia nos seguintes casos.
Doenças digestivas
Sua eficácia foi confirmada para o tratamento da dispepsia, gastrite, digestão lenta e até falta de apetite. Seu consumo aumenta a secreção de sucos gástricos e pancreáticos. Além disso, equilibra o pH do estômago e do pâncreas, o que melhora o funcionamento do sistema digestivo. Seu poder carminativo elimina os gases acumulados no intestino. É muito eficiente no tratamento da atonia estomacal e cólicas.
Função hepática melhorada
A curcumina ajuda a prevenir a formação de pedras na vesícula biliar, ajuda o fígado a eliminar toxinas. É recomendado para pacientes com cirrose, icterícia, doenças hepáticas e problemas relacionados à vesícula biliar.
Fortalecimento do tratamento para vários tipos de câncer
Foi confirmado que seu consumo permite a recuperação antes do câncer de cólon, pele, mama e duodenal. Além disso, é muito eficiente em aliviar os efeitos colaterais causados pela quimioterapia.
Diminuição dos sintomas de doenças reumáticas
Condições como artrite reumatoide ou síndrome do túnel do carpo causam dor intensa e contínua. Consumir esta substância anti-inflamatória ajuda a sentir menos desconforto.
Depressão
Na medicina tradicional asiática, a curcumina é usada para controlar os sintomas de depressão e outros distúrbios psicológicos ou psiquiátricos. Seu poder ajuda o sistema nervoso a recuperar suas funções afetando progressivamente o humor da pessoa de forma positiva.
Problemas cardíacos
Além de reduzir os triglicerídeos, ajuda a prevenir ataques cardíacos, conseguindo, com grande eficiência, manter o equilíbrio da pressão arterial constantemente.
Infecções ou alterações do sistema imunológico
Seus polissacarídeos e os minerais que contém, especialmente zinco e cobre, ajudam a fortalecer as defesas contra qualquer ameaça. É ideal para situações estressantes e também para consumo regular, pois ajuda a prevenir doenças comuns.
Problemas do sistema respiratório
Devido ao seu conteúdo antioxidante, tem se mostrado eficaz no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC). Também é adequado para o tratamento de doenças como bronquite ou asma.
Doenças de pele
É muito eficaz na eliminação de infecções de pele, como o pé de atleta. Seu uso tópico pode ajudar a reduzir a intensidade dos sintomas da psoríase.
Usos na gastronomia
Eles são múltiplos e, infelizmente, não são muito populares na culinária espanhola. Basicamente, ele pode ser usado em dois formatos:
- Chão. É o que pode ser comprado em qualquer supermercado e vem da raiz da planta crua.
- Refinado. Vem de um processo químico em que as substâncias mais benéficas são extraídas da planta.
Sua presença em todos os tipos de alimentos é cada vez mais frequente, dado o seu poder como corante. Pode ser identificado no rótulo de qualquer alimento pelo código E100. Sua presença é comum em produtos como smoothies, manteiga e mostarda entre outros.
É importante notar que a dosagem usual é uma colher de chá de sobremesa para uma panela de tamanho médio. Combina muito bem com arroz, sopas, carne e peixe. Seu sabor pode ser muito intenso para alguns paladares, mas pode ser suavizado com outros ingredientes complementares.
Para que sua ingestão seja saudável, é aconselhável tomar meia colher de chá de açafrão diluído em água quente. Só assim o objetivo de se beneficiar das propriedades descritas acima é alcançado.
Contraindicações de açafrão
O consumo de açafrão não é recomendado para pessoas com problemas hepáticos graves e também para mulheres grávidas. Se você tem outros tipos de doenças digestivas ou de uma certa gravidade, é aconselhável contar com um bom seguro médico que tenha especialistas para ajudar a tomar a decisão mais adequada.
Se não estiver dentro de nenhum dos pressupostos acima mencionados, o consumo habitual de açafrão acaba melhorando o estado de saúde de forma natural e progressiva. Acostumar-se ao seu sabor é mais fácil se for adicionado pouco a pouco às receitas que normalmente são consumidas.
Só assim é possível perceber a melhora gradativa dos sintomas que geram diversas doenças e acabam atingindo o objetivo de fortalecer o organismo contra qualquer ameaça ao seu estado de saúde. Descobrir outras receitas é sempre positivo também para transformar cada refeição em uma experiência diferente e mais reconfortante.
Conclusão
A cúrcuma provou sua eficácia como medicina natural por séculos. Seu consumo habitual pode ser a melhor ferramenta para combater doenças digestivas, reumáticas e diversas. Incorporá-lo à dieta é, portanto, uma decisão sábia e sábia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO