Como lidar com críticas e impulsionar seu crescimento pessoal?
Receber críticas nunca é legal, especialmente no ambiente de trabalho. E é comum para as pessoas ficarem se sentirem ofendidas ou na defensiva ou quando escutam comentários negativos sobre si mesmas. Mas já parou para pensar que não saber reagir a esse tipo de feedback pode afetar negativamente sua carreira? Então, como lidar com críticas de uma maneira positiva?
Existe uma diferença entre comentários destrutivos – feitos de maneira indelicada e realmente ofensiva – e críticas construtivas, que nada mais são do que pontos a serem melhorados. Prestar atenção a essa segunda categoria é importante para crescer pessoalmente e na profissão
geral, as críticas destrutivas são feitas por pessoas, em especial líderes, que não possuem a habilidade de lidar com os outros e estão ligadas à características pessoais, ou seja, na personalidade. Elas não contribuem para uma evolução pessoal e ainda são feitas sem fundamento, servindo apenas para prejudicar a autoestima. Nesse caso, o problema está em quem a faz e não em quem recebe.
Já no caso de um comentário construtivo, como o próprio nome indica, serve para construir. São as ações que podem ser melhoradas, pontos de atenção que antes eram prejudiciais e podem se tornar positivos. Os líderes com boas habilidades sociais reforçam essa cultura do feedback positivo e dão retornos para o funcionário sobre o bom desempenho e pontos a serem melhorados sem soar de maneira arrogante.
Como lidar com críticas?
Mas, afinal, como lidar com críticas? Mesmo sabendo que aquele feedback é para uma evolução pessoal, nem sempre o nosso cérebro processa como algo positivo. Assim, o primeiro passo é compreender os motivos pelos quais ouvir esse tipo de comentário te abala, além de saber diferenciar quais dessas opiniões são realmente construtivas e quais são destrutivas.
Para te ajudar nessa missão, nós separamos algumas dicas que podem te ajudar. Confira abaixo:
1 – Ouça e faça uma reflexão sobre o que foi dito
É muito importante não tentar se justificar ou procurar por desculpas ao receber um feedback. Antes de pensar em uma resposta, escute com atenção o que o outro tem a dizer, sem interrompê-lo.
Muitas vezes, ao escutar críticas, a pessoa pode tomar uma posição defensiva e falar de forma agressiva mesmo sem perceber. Isso porque quem convive com muitos comentários destrutivos tem a tendência de retrucar ao “ataque”.
Em seguida, reflita tanto sobre a sua própria reação quanto sobre o que foi dito. Essa é uma maneira de autoconhecimento e, também, de tentar melhorar aqueles pontos que foram chamados a atenção.
2 – Analise o que foi dito
Depois de refletir sobre as críticas e feedbacks, é importante buscar a veracidade na situação. Aquele foi um comentário construtivo? Existem muitas pessoas que sentem prazer em ofender ou chatear as pessoas sem motivo aparente. É algo que acontece porque elas estão inseguras e não costumam ter nada a ver diretamente com quem foi criticado.
De toda maneira, se você é um alvo de críticas, busque entender se o comentário é verdadeiro e se te acrescenta de alguma forma.
Leia também: Pontos fortes e pontos fracos: como descobrir os seus?
3 – Entenda que a crítica não é à sua pessoa
Sabendo que aquele comentário é verídico e construtivo, é importante lembrar que a pessoa que o fez não está te criticando como pessoa. Ela está levantando pontos que podem ser melhorados e que, ao buscar melhorá-los, te ajudam a se tornar um profissional melhor.
Compreenda e respeite o ponto de vista daquela pessoa, seja ela seu líder ou um colega. Caso contrário, você pode reagir mal e começar a discordar antes mesmo que ela conclua o pensamento, mostrando que não consegue controlar seus sentimentos e lidar bem com feedbacks. Se você não concordar com algo que foi lhe dito, peça detalhes ou outras opiniões.
4 – Tire um tempo para falar sobre a crítica
A comunicação é fundamental em qualquer relacionamento, inclusive entre colegas de trabalho. Assim, para tentar entender o problema sob todos os ângulos, é importante discutir o problema.
Alinhe uma reunião, caso seja necessário, e faça perguntas para entender os motivos da crítica recebida. Nesse momento, é muito válido pedir ajuda para saber como aprender com as falhas.
5 – Faça uma autoanálise
A autoanálise é um processo fundamental de autoconhecimento. É a partir dela que você consegue adquirir humildade e maturidade para aceitar os erros e se comprometer a não repeti-lo. E não se culpe. Lembre-se que, a partir dos feedbacks, é possível entender se você está cometendo erros prejudiciais e pensar em como evoluir. Quando construtivas, as críticas são essenciais para o seu crescimento e da empresa também.
6 – Aprenda com o erro
Por último, mas não menos importante: aprenda com o erro e não fique se culpando. A vontade de saber como lidar com críticas e buscar aprendizado já te torna um bom profissional. Se for preciso, é possível pedir ajuda aos demais colegas de trabalho ou mesmo ao chefe para corrigir os pontos negativos.
Aprender como lidar com críticas é um passo importante para evoluir na carreira. Outro ponto para crescer profissionalmente e desenvolver novas habilidades é apostar em uma pós a distância. Conte com a especialização para alcançar seus objetivos profissionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO