Em outubro é celebrado o Outubro Rosa, um mês inteiro dedicado à conscientização sobre os cuidados e à prevenção do câncer de mama. Um tema cada vez mais relevante e atual para as mulheres de todas as idades.
E isso é muito importante, tendo em vista que esse tipo de câncer é o que mais afeta as mulheres em todo o mundo, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS). São cerca de 1,38 milhão de novos casos todos os anos.
Neste post apresentamos 5 dicas simples para você se prevenir do câncer de mama e ter mais saúde. Confira!
1. Mantenha um peso equilibrado
Para começar, destacamos a importância de manter um peso equilibrado, com um Índice de Massa Corporal (IMC) abaixo de 25. Isso porque o excesso de gordura no organismo favorece uma maior produção de estrógeno. Esse hormônio estimula a multiplicação das células mamárias, que podem formar nódulos.
Por isso mesmo, a obesidade pode ser considerada um fator de risco e deve ser combatida, não só para a obtenção de um peso saudável, como também para a prevenção do câncer de mama.
2. Pratique exercícios físicos
Acredita-se que a prática regular e moderada de exercícios físicos ajuda a reduzir em até 50% as chances de se ter câncer de mama. Isso porque pode contribuir para diminuir a produção de estrógeno e progesterona no organismo.
Dessa forma, o recomendado é praticar atividades como caminhada, corrida, natação, entre outras, uma hora por dia e de 3 a 5 vezes por semana.
3. Adote uma alimentação balanceada
Da mesma maneira, ter uma alimentação balanceada é fundamental para a prevenção do câncer de mama. Primeiramente, porque ajuda a manter o peso que, como já dissemos, pode ser um fator de risco.
Além disso, muitos alimentos saudáveis, como frutas, legumes e cereais integrais são ricos em vitaminas e outras substâncias antioxidantes, reduzindo o risco de diversos tipos de câncer. Por outro lado, alimentos ultraprocessados, como enlatados e embutidos, contêm conservantes e corantes que podem ser cancerígenos.
4. Evite o álcool e não fume
O álcool em excesso pode levar a diversas doenças, inclusive ao câncer. Por isso, o melhor é evitar a ingestão de bebidas alcoólicas, sobretudo quando combinado com o cigarro.
O fumo contém mais de 4 mil substâncias tóxicas que causam uma infinidade de doenças, sendo a mais grave o câncer no pulmão, no esófago e na garganta. Inclusive, o cigarro é considerado pela OMS a causa de morte mais evitável no mundo, com cerca de 4,9 milhões de ocorrências por ano.
5. Faça os exames preventivos de rotina
Por fim, precisamos lembrar da importância de se fazer os exames de prevenção do câncer de mama. Afinal, um diagnóstico precoce é fundamental para realizar um tratamento bem-sucedido. Um resultado previamente estabelecido pode também trazer grandes chances de reversão do quadro.
Assim, faça sempre o exame de toque, procurando a presença de nódulos. Também deve-se fazer o ultrassom das mamas com regularidade e a mamografia anualmente a partir dos 40 anos.
Enfim, o Outubro Rosa está aí para lembrar da necessidade de se fazer a prevenção do câncer de mama e cuidar da saúde sempre. Pois, mesmo sendo grave, a doença possui altas chances de cura na maioria dos casos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO