O poder do tomilho
O tomilho é uma erva muito nutritiva que teve dezenas de usos ao longo de milênios. É usado como temperos para comida e até mesmo como medicamento.
Terapias tradicionais frequentemente utilizam tomilho de diferentes formas para aliviar a congestão no peito e a tosse. Gregos e romanos o consumiam tanto como um antídoto contra veneno quanto como um remédio contra a praga.
Na Idade Média, as pessoas eram colocadas sob travesseiros de tomilhos para não terem pesadelos e tomavam banhos da erva para terem seus corpos purificados para ritos religiosos. Os romanos acreditavam que o tomilho poderia transmitir energia e coragem.
Em algumas culturas primitivas, o tomilho foi colocado em chapéus e bolsas para ajudar a superar o medo e eram trocados por soldados romanos como um sinal de respeito.
Como se vê, há boas razões para todas estas utilizações. Hoje, estudos clínicos indicam que há uma longa lista de usos altamente eficazes para a saúde ao se consumir a erva, incluindo o alívio ou o combate dos seguintes problemas:
- Cólicas, dores de cabeça e dores no corpo
- Inflamação
- Doenças respiratórias
- Contaminação alimentar
- Depressão
- Saúde bucal
Características
Existem mais de 400 tipos de tomilhos, mas poucos são adequados para uso culinário. A maioria é ornamental, mas são muitos semelhantes entre si.
Jardineiros amam tomilhos por suas capacidades de prosperar entre pedras e lajes, ou em recipientes, rastejando e escalando em profusão exuberante.
Em seu pico sazonal, o tomilho tem folhas alongadas em formas de lágrimas em tons de verde-oliva, verde prateado ou até mesmo bronze.
Somente quando o solo do pé de tomilho está completamente seco que você precisa se preocupar em colocar água em seu vaso, uma planta simples de se cultivar.
Um estudo recente relatou que o óleo de tomilho tem atividade antimicrobiana e serve como um substituto para os inibidores de deterioração de alimentos artificiais e de microrganismos patogênicos.
Combatendo acne, Alzheimer e Parkinson
Uma equipe de microbiólogos publicou os resultados de outro estudo que revela a eficácia do tomilho em uma superbactéria MRSA, que aniquilou as bactérias dentro de duas horas, sem qualquer efeito para pele.
Em relação ao uso de tomilho para tratar a depressão ou o Alzheimer, um estudo da Science Daily afirmou:
“A apigenina, uma substância encontrada em salsa, tomilho, camomila e pimenta vermelha, melhora a formação de neurônios e fortalece as conexões entre as células cerebrais. A substância funciona através da ligação aos receptores de estrogênio, que ajudam no desenvolvimento, maturação, função, e plasticidade do sistema nervoso. Este grupo de hormônios é conhecido por retardar o aparecimento de distúrbios psiquiátricos e neurodegenerativos, tais como a esquizofrenia, a depressão, o Alzheimer e o Parkinson.”
Atributos nutricionais de tomilho incluem quantidades impressionantes de vitamina C, K e A, fibra, riboflavina, ferro, cobre e manganês. Você também consegue encontrar cálcio, manganês, vitamina B6, ácido fólico, fósforo, potássio e zinco. Note que muitos desses ingredientes são úteis para resfriados, dores de garganta e tosses.
O Timol, o principal componente de tomilho, é considerado como um desinfectante muito eficaz. É a razão pela qual a substância ainda é usada para limpar os quartos de doentes ou edifícios antigos.
O renomado fitoterapeuta e pioneiro de remédios populares, Pfarrer Künzle, descreveu a planta da seguinte forma:
“Uma excelente erva para chás para tratar problemas de estômago e limpar os pulmões de muco. Deixe o vapor da água do tomilho entrar dentre ouvidos e fossas nasais para fortalecer os nervos do ouvido, nariz e cérebro e evitar desmaios e acidentes vasculares cerebrais. Uma compressa de tomilho também ajuda a obter uma boa noite de sono.”
Os óleos de tomilho podem conter até 54% de timol, um fenol natural muito aromático. Algumas variedades de tomilho tem toques de orégano, porque também contêm carvacrol (óleo essencial do orégano). Além de seu aroma agradável e sabor distinto, o timol é um biocida com propriedades anti-sépticas e medicinais.
É uma erva versátil que combina muito bem com outras plantas aromáticas para reforçar pratos específicos. Bouquet garni (de origem francesa), por exemplo, é um conjunto de ramos de tomilho fresco amarrados juntamente com salsa e folhas de louro para caldos e guisados.
Sementes de alecrim-do-chão e erva-doce combinados com tomilho, orégano, manjerona, lavanda, manjericão, salsa e estragão fazer as clássicas ervas de Provence, ideais para peixes, frangos e legumes assados.
Não importa a cultura, a saúde é, inevitavelmente, prioridade para uma melhora na qualidade de vida. E o tomilho é um grande fornecedor de saúde.
Dica Viva Bem, Viva Melhor:
Salada de tomilho fresco:
- 1 colher de sopa de tomilho fresco picado
- 3 colheres de sopa de azeite extra-virgem
- 1 colher de sopa de vinagre de vinho branco
- 1 pitada de sal e pimenta
- 1 colher de chá de mel
- 1 colher de sopa de queijo parmesão
MUITO FÁCIL. Misture os ingredientes entre si e saboreie essa saborosa, refrescante, nutritiva e levíssima salada. Você merece aproveitar tudo de melhor que essa erva pode oferecer! Viva o tomilho!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO