quarta-feira, 24 de julho de 2019

DICAS DE CHÁ

CANA DO BREJO (TÈTÈRÈGÚN)


Quente. 
Nomes Populares: Cana-do-brejo, cana-de-macaco, cana-do-mato, sanguelavô, sangolovô, ubacaia, canarana, jacuacanga, cana roxa, periná, paco caatinga, flor da paixão ou cana roxa do brejo.
Nomes Científicos: Costus spicatus Sw., ZINGIBERACEAE, Costus arabicus Jacq., Costus spicatus Roscoe., Alpinia spicata Jacq.
Orixá: Oxalá.
Elementos: Ar/masculino 
Atrai dinheiro, atrai coisas boas, agita os ambientes, tira inveja. 
Originária do Brasil, a cana-de-macaco é uma planta medicinal da família das Zingiberaceae, que aparece mais frequentemente nas regiões brejeiras do país.  É uma planta herbácea que ereta pode chegar a até 2m de altura. Suas folhas espirais em tom verde claro e flores de cores diversas em forma de espiga terminal a tornam facilmente reconhecível. O conhecimento sobre suas propriedades medicinais foi transmitido de geração para geração, já que os caboclos a utilizavam para diversos males há muitas décadas atrás.

Benefícios e propriedades da cana-de-macaco

A cana-de-macaco possui os princípios ativos: ácidos orgânicos, ácido oxálico, magnésio, matérias aromáticas, mucilagens, óleo essencial, pectina, resinas, saponinas, sapogeninas, albuminóides, taninos e sisterol. Suas propriedades medicinais são antileucorréica, adstringente, antimicrobiana, antissifilítica, anti-inflamatória, depurativa, diurética, diaforética, emoliente, emenagoga, sudorífera, febrífuga e tônica.

Indicações

O consumo da cana-de-macaco é indicado para problemas na bexiga, amenorréia, blenorragia, cancro, cálculos renais, distúrbios menstruais, cistites, infecções de urina, corrimentos gonocócicos, contrações, doenças venéreas, inflamações, dores nas costas, dor e dificuldade em urina, dores reumáticas, hérnia, gonorréia, inflamações da uretra, inchaços, hidropisia, nefrite, uretrite, problemas nos rins, úlceras e mucosidade da bexiga. Antigamente era muito utilizada para aliviar edemas, dores e contusões. Ainda é capaz de evitar problemas decorrentes do diabetes, serve como calmante – sendo assim muito procurada para auxiliar no tratamento de pessoas ansiosas, insones, portadores da síndrome do pânico e hiperatividade. Acredita-se também que o consumo da planta possa, até mesmo, inibir a evolução de células cancerígenas, evitando que possíveis tumores se desenvolvam. Outro benefício importante vindo da cana-de-macaco é que, se consumida com regularidade, ela aumenta o metabolismo e permite ao corpo emagrecer com saúde.

Receita e como consumir

Para ser beneficiado pelo chá da cana-de-macaco, a receita é muito simples: leva ao fogo um litro de água com 20 gramas da planta (entre folhas e hastes) e deixe ferver. Desligue o fogo, abafe e espere amornar. Quando a temperatura estiver adequada para ser ingerida, adoce conforme o gosto e beba até 3 vezes ao dia, durante uma semana. Não prolongue seu uso, pois após ser consumido por grandes períodos ele pode causar o surgimento de urólitos.

Cuidado:Exceto em caso de orientação médica, o consumo do chá de cana de macaco é contra indicado para gestantes e lactantes.


10 coisas que você precisa saber sobre a bergamota


Uma das frutas mais populares da Serra Gaúcha, a bergamota é um típico caso de amor e ódio. Há quem não dispense a fruta, principalmente nos dias ensolarados de inverno, e tem aqueles que não podem nem com o cheiro.
Independente se você é do tipo que se delicia com cada gomo, ou se não descasca a fruta nem com sacolinhas nas mãos, conheça 10 curiosidades da bergamota, uma das frutas mais versáteis e consumidas do mundo.
1 – A fruta dos mil nomes
Você já ouviu falar em mexerica? Em laranja-cravo? E em mimosa? Todos estes nomes referem-se à mesma fruta: a tangerina.  Dependendo da região do Brasil, ela é chamada por algum termo específico. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, é conhecida por mexerica. Em alguns lugares do Nordeste, é chamada de laranja-cravo. Os paranaenses a chamam de mimosa, e aqui no Rio Grande do Sul é a nossa querida bergamota, palavra que tem origem do turco “beg armüdi”, cujo significado é pêra do príncipe.
2 – Origem da tangerina
O nome oficial da tangerina é Citrus reticulata. Ela veio do sudoeste tropical e subtropical da Ásia, onde hoje é a Índia e a China. Foi levada para a África durante a Idade Média e depois para a Europa. No Brasil, as primeiras referências à bergamota são de 1817.
3 – Os tipos de bergamota
Poncã: é o tipo mais produzido no Sul e Sudeste do Brasil. É caracterizada pelo tamanho grande, é fácil de descascar e tem pouca acidez.
Tangerina-cravo: é o tipo de bergamota que amadurece mais rápido que a poncã e tem os gomos mais ácidos.
Dekopon: desenvolvida no Japão em 1972, é o cruzamento da poncã com a kiyomi, uma fruta cítrica japonesa.
Murcote: fruta híbrida do cruzamento da tangerina com a laranja. Tem frutos achatados, casca fina e bem grudada e tem várias sementes. Esse tipo é o mais usado para fabricar sorvetes.
Existem ainda vários outros tipos de bergamota, como a montenegrina e a dancy.
4 – As propriedades da bergamota
Como as outras frutas críticas, a bergamota é rica em vitamina C, fibras e potássio. Além disso possui baixo teor calórico, já que 100 gramas de bergamota têm, em média, 38 calorias.
5 – O chá de bergamota
As folhas e a casca da bergamota são muito utilizadas para infusões. O chá das folhas tem propriedades calmantes, e o da casca é um ótimo aliado para acalmar o estômago, auxiliar a digestão e aliviar o estresse.
6 – Quem produz a tangerina?
O país que mais produz tangerina no mundo é a China, com 53% da produção mundial. Logo depois vem a Espanha, com 7% e depois o Brasil, com 4%. Mas vários outros países também cultivam a fruta, como Argentina, Marrocos, Irã, Itália, Estados Unidos, Paquistão e México.
7 – A bergamota no Brasil
A região Sudeste é a maior produtora de bergamota, seguida pela região Sul. São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul são os estados que mais produzem a fruta. Em 2017, cerca de um milhão de toneladas de bergamota foram produzidas no Brasil, em aproximadamente 50 mil hectares de plantação.
8 – Desvendando a fruta
A bergamota tem entre 9 e 13 gomos, dependendo da espécie. Entre as frutas cítricas, é a que mais se adapta às mudanças climáticas, e seu suco corresponde a cerca de 43% do peso total.
9 – Animais de estimação podem comer bergamota?
Nos últimos anos, o número de proprietários que alimentam seus pets com comida natural cresceu muito. Porém, não são todas as comidas que podemos oferecer aos cães ou gatos. O estômago deles não está preparado para digerir frutas ácidas, entretanto alguns gomos de bergamota não farão mal. Se quiser oferecer bergamota a eles, dê sempre o gomo descascado, sem sementes, e de um tipo com pouca acidez, como a poncã.
10 – Consumo de bergamota
No Brasil, o estado que mais consome bergamota é o Rio Grande do Sul (cerca de 3,89kg por pessoa ao ano). Também pudera! Ela é uma ótima companhia para os dias frios, e ainda pode virar suco, geleia, bolo, chá e muitas outras delícias! E no Andreazza, você sempre encontra bergamotas fresquinhas e cultivadas com todo o carinho, além de todos os ingredientes para fazer todas as gostosuras possíveis para a família e amigos. Então aproveite a safra, vá hoje mesmo até uma de nossas lojas e garanta a sua 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO

INICIO

Hábitos saudáveis:QUARTA E QUINTA

DR. RESPONDE Hábitos saudáveis: o guia para construir os seus com a família EM ATUALIZADO EM 16/03/2023 QUAIS SÃO OS HÁBITOS  Certamente, há...