terça-feira, 17 de outubro de 2017

DIGA NÃO A AUTOMEDICAÇÃO

Os Perigos da Automedicação
https://www.endocrino.org.br
Quem nunca tomou um remédio sem prescrição após uma dor de cabeça ou febre? Ou pediu opinião a um amigo sobre qual medicamento ingerir em determinadas ocasiões? A automedicação, muitas vezes vista como uma solução para o alívio imediato de alguns sintomas, pode trazer consequências mais graves do que se imagina.

A medicação por conta própria é um dos exemplos de uso indevido de remédios, considerado um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Segundo dados do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (SINTOX), em 2003, os medicamentos foram responsáveis por 28% de todas as notificações de intoxicação. 
O uso de medicamentos de forma incorreta pode acarretar o agravamento de uma doença, uma vez que a utilização inadequada pode esconder determinados sintomas. Se o remédio for antibiótico, a atenção deve ser sempre redobrada. O uso abusivo destes produtos pode facilitar o aumento da resistência de microorganismos, o que compromete a eficácia dos tratamentos.

Outra preocupação em relação ao uso do remédio refere-se à combinação inadequada. Neste caso, o uso de um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro.

O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, consequências como: reações alérgicas, dependência e até a morte.

Conceito

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existe o uso racional de medicamentos (URM) quando “os pacientes recebem medicamentos apropriados às suas necessidades clínicas, em doses e períodos adequados às particularidades individuais, com baixo custo para eles e sua comunidade”. A definição foi proferida durante Conferência de Nairobi, Quênia, em 1985. 



DIGA NÃO A AUTOMEDICAÇÃO

https://japasdejaleco.wordpress.com

Automedicação é quando você consome um medicamento sem orientação de um profissional de saúde qualificadoÉ muito difícil resistir a tentação de não tomar aquele remedinho que a sua vizinha tem e falou que é bom, pois ela teve o mesmo sintoma que você, mas o que você acha que é parecido , muitas vezes pode estar mascarando uma doença mais grave e quando você  descobrir já vai ser tarde. Além de mascarar sintomas importantes para o diagnóstico médico e impedir a cura da doença num estágio inicial, você também pode ter uma intoxicação pois os medicamentos interagem entre si e com os alimentos.
Nós sabemos que a automedicação é cultural, claro, sua vó sempre disse pra tomar aquele chazinho quando você estava com o intestino preso, mas ela não te disse que se você tivesse tomando outro medicamento aquilo poderia anular, aumentar ou diminuir a ação do outro medicamento.
Então fica ai a dica. Evite ao máximo a automedicação, preserve sua saúde e quando tiver qualquer probleminha procure um médico,dentista ou o farmacêutico de sua confiança.

INICIO

FAMILIA : Família é uma Árvore de Amor

  O laço mais lindo da vida é sempre o de uma família unida e repleta de amor. A família é uma árvore de amor Existem no mundo diferente...