segunda-feira, 7 de maio de 2018

Orgulho e Vaidade

Orgulho e Vaidade

Orgulho e Vaidade
Procuremos, agora, ilustrar, entre os defeitos que mais comumente
manifestam-se em nós, o orgulho e a vaidade. Busquemos tranqüilamente
conhecê-los, tão profundamente quanto possível, sem mascarar os seus impulsos
dentro de nós mesmos. Entendamos que a tolerância começa de nós para nós mesmos.
Assim, o nosso trabalho de prospecção interior é suave, e não podemos nos
maldizer ou nos martirizar pelos defeitos que
ainda temos. Vamos, então, trazer aos níveis de nossa consciência aquelas manifestações
impulsivas que nos dominam de certo modo, e que, progressivamente, desejamos controlar.
Vejamos, então, como identificar em nós o orgulho e a vaidade.

Orgulho

Aquele que fio encontra a felicidade senão na satisfação do orgulho e dos apetites
grosseiros é infeliz quando fio os pode satisfazer, enquanto que aquele que fio
se interessa pelo supérfluo se sente feliz com aquilo que, para os outros, constituiria
infortúnio.

(Allan Kardec. O Livro dos Espíritos. Livro Quarto. Capítulo 1. Penas
e Gozos Terrenos. Parte dos comentários à resposta da pergunta 933.).
O orgulho vos induz a julgardes mais do que sois, a não aceitar uma comparação
que vos possa re­baixar, e a vos considerardes, ao contrário, tão acima dós vossos
irmãos, quer em espírito, quer em posição social, quer mesmo em vantagens pessoais,
que o menor paralelo vos irrita e aborrece. E o que acontece, então? Entregai-vos
à cólera.

(Allan Kardec. O Evangelho Segundo Q Espiritismo. Capítulo IX. Bem-aventurados
os Brandos e Pacíficos. A Cólera.).
As principais reações e características do tipo predominantemente orgulhoso são:
  1. Amor-próprio muito acentuado: contraria-se por pequenos motivos;
  2. Reage explosivarnente a quaisquer observações ou críticas de outrem em relação
    ao seu comportamento;
  3. Necessita ser o centro de atenções e fazer prevalecer sempre as suas próprias
    idéias;
  4. Não aceita a possibilidade de seus erros, mantendo-se num estado de consciência
    fechado ao diálogo construtivo;
  5. Menospreza as idéias do próximo;
  6. Ao ser elogiado por quaisquer motivos, enche-se de uma satisfação presunçosa,
    como que se reafirmando na sua importância pessoal;
  7. Preocupa-se muito com a sua aparência exterior, seus gestos são estudados,
    dá demasiada importância à sua posição social e ao prestígio pessoal;
  8. Acha que todos os seus circundantes (familiares e amigos) devem girar em torno
    de si;
  9. Não admite se humilhar diante de ninguém, achando essa ati­tude um traço de
    fraqueza e falta de personalidade;
  10. Usa da ironia e do deboche para com o próximo nas ocasiões de contendas.
Compreendemos que o orgulhoso vive numa atmosfera ilusória, de destaque social
ou intelectual, criando, assim, barreiras muito densas para penetrar na realidade
do seu próprio interior. Na maioria dos casos o orgulho é um mecanismo de defesa
para encobrir algum aspecto não aceito de ordem familiar, limitações da sua formação
escolar-educacional, ou mesmo o resultado do seu próprio posicionamento diante da
sociedade da imagem que escolheu para si mesmo, do papel que deseja desempenhar
na vida de “status”.
E preferível nos olharmos de frente, corajosamente, e lutar por nos­sa melhora,
não naquilo que a sociedade estabeleceu, dentro dos limites transitórios dos bens
materiais, mas nas aquisições interiores: os tesouros eternos que “a traça não come
nem a ferrugem corrói! “.

Vaidade

“O homem, pois, em grande número de casos,é o causador de seus próprios infortúnios;
mas, em vez de reconhecê-lo, acha mais simples, menos humilhante para a sua vaidade,
acusar a sorte, a Providência, a má fortuna, a má estrela, ao passo que a má estrela
é apenas a sua incúria.”
(Allan Kardec. O Evangelho Segundo o Espiritismo. Capítulo V. Bem-aventurados
os Aflitos. Causas Atuais das Aflições.)
A vaidade é decorrente do orgulho, e dele anda próxima. Destacamos adiante as
suas facetas mais comuns:
  1. Apresentação pessoal exuberante (no vestir, nos adornos usados, nos gestos
    afetados, no falai demasiado);
  2. Evidência de qualidades intelectuais, não poupando referências à própria pessoa,
    ou a algo que realiza;
  3. Esforço em realçar dotes físicos, culturais ou sociais com notória antipatia
    provocada aos demais;
  4. Intolerância para com aqueles cuja condição social ou intelectual é mais humilde,
    não evitando a eles referências desairosas;
  5. Aspiração a cargos ou posições de destaque que acentuem as referências respeitosas
    ou elogiosas à sua pessoa;
  6. Não reconhecimento de sua própria culpabilidade nas situações de descontentamento
    diante de infortúnios por que passa;
  7. Obstrução mental na capacidade de se auto-analisar, não aceitando suas possíveis
    falhas ou erros, culpando vagamente a sorte, a infelicidade imerecida, o azar.
A vaidade, sorrateiramente, está quase sempre presente dentro de nós. Dela os
espíritos inferiores se servem para abrir caminhos às perturbações entre os próprios
amigos e familiares. É muito sutil a manifestação da vaidade no nosso íntimo e não
é pequeno o esforço que devemos desenvolver na vigilância, para não sermos vítimas
daquelas influências que encontram apoio nesse nosso defeito. De alguma forma e
de variada intensidade, contamos todos com uma parcela de vaidade, que pode estar
se manifestando nas nossas motivações de algo a realizar, o que é certa­mente válido,
até certo ponto. O perigo, no entanto, reside nos excessos e no desconhecimento
das fronteiras entre os impulsos de idealismo, por amor a uma causa nobre, e os
ímpetos de destaque pessoal, característicos da vaidade.
A vaidade, nas suas formas de apresentação, quer pela postura física, gestos
estudados, retórica no falar, atitudes intempestivas, reações arrogantes, reflete,
quase sempre, uma deformação de colocação do indivíduo, face aos valores pessoais
que a sociedade estabeleceu. Isto é, a aparência, os gestos, o palavreado, quanto
mais artificiais e exuberantes, mais chamam a atenção, e isso agrada o intérprete,
satisfaz a sua necessidade pessoal de ser observado, comentado, “badalado”. No íntimo,
o protagonista reflete, naquela aparência toda, grande insegurança e acentuada carência
de afeto que nele residem, oriundas de muitos fatores desencadeados na infância
e na adolescência. Fixações de imagens que, quando criança, identificou em algumas
pessoas aparentemente felizes, bem sucedidas, comentadas, admiradas, cujos gestos
e maneiras de apresentação foram tomados como modelo a seguir.
O vaidoso o é, muitas vezes, sem perceber, e vive desempenhando um personagem
que escolheu. No seu íntimo é sempre bem diferente daquele que aparenta, e, de alguma
forma, essa dualidade lhe causa conflitos, pois sofre com tudo isso, sente necessidade
de encontrar-se a si mesmo, embora às vezes sem saber como.
O mais prejudicial nisso tudo é que as fixações mentais nos personagens selecionados
podem estabelecer e conduzir a enormes bloqueios do sentimento, levando as criaturas
a assumirem um caráter endurecido, insensível, de atitudes frias e grosseiras. O
Aprendiz do Evangelho terá aí um extraordinário campo de reflexão, de análise tranqüila,
para aprofundar-se até as raízes que geraram aquelas deformações, ao mesmo tempo
que precisa identificar suas características autênticas, o seu verdadeiro modo de
ser, para então despir a roupagem teatral que utilizava e colocar­se amadurecidamente,
assumindo todo o seu íntimo, com disposição de melhorar sempre.
Manual Prático do Espírita – Ney Prieto Peres

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