quarta-feira, 12 de junho de 2024

FAZENDO TINTA CASEIRA .

 ESTA UMA BOA ECONOMIA E O PRAZER DE CUIDAR DA PRÓPRIA CASA.

https://www.quintoandar.com.br/


Veja os materiais necessários para fazer tinta caseira: 


  • 1 lata de massa corrida (900ml): 
    escolha a PVA, se a pintura for interna, ou massa corrida acrílica, se a pintura for em áreas externas – já que suporta mais a umidade e ações climáticas. Esse material é usado, normalmente, para corrigir imperfeições nas paredes antes da pintura. No entanto, nesse caso, ela será a base da tinta;
  • 200ml de cola branca: sim, você não leu errado: é aquela cola branca escolar comum e bem baratinha. Esse material é importante, pois vai ajudar a fixar a tinta na parede; 
  • Bisnaga com a cor da sua preferência para pigmentar a sua tinta;
  • 2 litros de água limpa;
  • 1 balde para fazer a mistura da tinta.  

Modo de preparo: 

  1. No balde, adicione toda a massa corrida, 1 litro de água e mexa bem até ficar uma mistura bem homogênea; 
  2. Em seguida, adicione a cola e o restante da água. Continue mexendo até a mistura ficar com a consciência de uma tinta comum; 
  3. Agora é a hora de escolher a cor da sua tinta. Adicione a bisnaga do tom definido e vá misturando até atingir a cor desejada. A dica aqui é pingar aos poucos e mexer bastante para não passar do ponto.

Essa receita rende cerca de 3,5 a 4 litros de tinta com um rendimento aproximado de 12m² para cada litro. 

Por isso, antes de começar o processo, é importante que você tenha certeza de que está fazendo uma quantidade de tinta suficiente, pois você precisará aplicar duas ou três demãos na parede para conseguir uma boa cobertura. Então, se faltar, saiba que quando você fizer novamente a cor poderá ficar diferente – já que é muito difícil conseguir acertar a mesma cor com a bisnaga. 

Uma dica interessante caso você queira melhorar a qualidade da tinta é investir em dois produtos para acrescentar na mistura: selador de parede e uma base semibrilho. 

O selador vai ajudar a fixar melhor a tinta em paredes que não possuem um bom acabamento, além de retardar o aparecimento de mofos e fungos. 

Já a base semibrilho é aconselhada para pinturas internas, ela cria uma superfície com um leve brilho, possibilitando até mesmo a limpeza da parede sem danificar a pintura. 

No caso do selador, você deve adicionar 250ml na mistura e, para a base semibrilho 200ml. Lembrando que todas essas quantidades são com base na receita que passamos anteriormente. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO

INICIO

VAMOS MELHORAR A NÓS MESMOS ! ! ! ESSE É UM DEDINHO DE PROSA AO PÉ DO RADIO ! ! !

  MÚSICA : CLAUDINHO E BUCHECHA - COISA DE CINIMA. Em nossa cultura temos a ideia errônea de que amar é algo que já sabemos de nascença. Eu ...