Chapéu de Napoleão – Thevetia peruviana
.
Arvoreta ou Pequeno Arbusto, pertence à família Apocynaceae, nativa da América do Sul, perene, de textura lenhosa, caule ramificado, de até 4 metros de altura e muito ornamental.
Thevetia peruviana é conhecida popularmente como chapéu-de-napoleão devido à forma de seus frutos. Folhas em formato linear a lanceolado, coriáceas, brilhantes, glabras e alternas, com pecíolos curtos e nervura central bem marcada, de tonalidade mais clara.
Flores tubulares, perfumadas, de coloração laranja ou amarela. Surgem durante o ano todo, porém com mais intensidade na primavera-verão e atraem beija-flores e borboletas.
.
.
Frutos são do tipo drupa de formato subgloboso, como uma castanha, com duas a quatro sementes grandes e venenosas..
É usada na decoração de jardins, tanto isolada como em grupos formando maciços, em amplos espaços gramados; também se desenvolve bem em grandes vasos. Muito usada como arvoreta em calçadas, estradas e praias, devido ao pequeno porte..
Cuidados com o Chapéu de Napoleão - Clima: Tropical, Subtropical, Continental, Oceânico.
Cultivada a pleno sol ou meia sombra, em solo moderadamente fértil, rico em matéria orgânica e com regas regulares. Depois de estabelecida, tolera pequenos periodos de estiagem. No início da primavera adubar com esterco de gado ou composto orgânico, enriquecido farinha de osso e no verão, usar adubo mineral NPK 4-14-8..
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO