terça-feira, 14 de agosto de 2018

ENSINE O SEU FILHO A GOSTAR DE MUSICA

TAMBÉM SE EDUCA ATRAVÉS DA M´SICA!!!


Ouça musica de qualidade, mas o que é musica de qualidade?
Acredito que seja aquela musica que tem um som gostoso que te relaxa que te faz bem e principalmente quando se estar realizando uma tarefa essa,  musica consegue te fazer avançar,  fazendo parte do ambiente e assim te mantendo em um estado normal consciente do que se estar a fazer
Ouvir uma musica em que possa cantarolar, e que tenha sempre uma mensagem boa de crescimento, de ensinamento de amor e que seja um aprendizado maior te levando a uma reflexão de entendimento, alegria, entusiasmo ou até mesmo de uma saudade etc.

Ouça a melodia mas, também a letra da musica entenda qual mensagem a musica esta passando e de preferencia em  um tom agradável.
Será justo com seu filho ouvir LIXO musical? Não apenas o batidão é necessário, tem que ter algo de qualidade uma música diz muito do autor Que tipo de :A música: diz, quem você é, de onde vem, pra onde vai, o que realmente pensa, qual a sua formação, o que pretende com a letra e desta ou daquela melodia da musica até revela um pouco de quem você seja.
E quando você ouve uma musica, você se revela. Então que seja algo bom e agradável. Através



Amor À Vida
Nando Reis

Diz aí De onde onde é que vem E para onde é que vai
E o que é que nos atrai Diz aí  Diz pra mim Diz o que eu não sei Diz como é que faz Diz
um pouco maisDiz pra mim

Quem me traz Quem me leva aonde eu quero ir
Quem me mostra a estrela Que eu quero e vou seguir
E a vida me convidou Vem que eu te dou quem eu sou
Vem sem temor, pra onde eu for Vem dar a vida ao amor
Vem dar a vida ao amor
Ouve aqui Que o silêncio fala E o meu grito cala Vem ouvir meus ais
Ouve aqui
Faz assim Deixe o amor brotar Se multiplicar E em tudo reinar Deixa assim
Quem me diz: O que eu faço, O que eu farei ou fiz
Sem disfarce é bem mais fácil ser Feliz
E a vida me convidou Vem que eu te dou quem eu sou
Vem sem temor, pra onde eu for Vem dar a vida ao amor
Vem dar a vida ao amor
Vem dar a vida ao amor Vem dar a vida ao amor À vida


FIM

Música é uma língua falada no dia a dia

 

As crianças aprendem música de muitos jeitos: pulando corda, dançando em roda ou cantando um coco, ritmo tradicional pernambucano. Brincando, as crianças podem aprender no corpo sobre duração, timbre e pulsação. É que a música é como a língua, exercitada no dia a dia.

Assim defende Estêvão Marques, que desenvolve um trabalho de aprendizagem da música pela prática e pelo contato com o próprio corpo. Ele integra os grupos musicais Palavra Cantada e Triii, além de ser contador de histórias e pesquisador da área, tendo ministrado palestras na Turquia, na Colômbia, na Argentina, no Uruguai, na Espanha e nos Estados Unidos. É ainda autor de livros como Colherim – Ritmos brasileiros na dança percussiva das colheres (ed. Peirópolis).

 


Ilustração Marcelo Tolentino

 

Afinal, se não aprendemos a falar lendo livros de gramática, por que temos de aprender música lendo partituras? É isso o que questiona o músico, seguindo uma linhagem de pensadores musicais que criticam um método de aprendizagem que afasta as crianças do que pode ser um aprendizado mais prazeroso. “Se música é uma linguagem, como é que a gente aprende a falar musicalmente?”, pergunta.

Mas a comparação entre a linguagem verbal e a linguagem musical vai além do aprendizado. Ambas são inerentes ao ser humano, passíveis de desenvolvimento. “Você aprende a falar porque as pessoas ali do seu lado estão falando português, mas a partir do momento em que você começa a ler mais literatura, um Guimarães Rosa, por exemplo, você amplia o seu universo de comunicação. Com a música, é igual.”

Há música em tudo o que fazemos, ele explica. Nas brincadeiras, nos tempos de bola, na capoeira, nas festas populares – das danças do Carnaval às festas do Divino. “Quando a gente começa a desenvolver ou estudar música de uma maneira orgânica, brincando, a gente vê que é músico e não sabia”, diz o pesquisador, fazendo referência à Lei 11.769, aprovada em 2008, que inseriu a música no currículo escolar.

Com a medida, professores que tinham a música como hobby tiveram que se aprimorar. “A gente mostrou para o professor que ele sabe muito, e que se ele faz essas brincadeiras na escola, no intervalo, ou 45 minutos por semana, ele já está fazendo um trabalho muito bonito, e que vai dar muitos frutos no futuro. E é muitas vezes o que é possível na escola hoje”, diz Estevão, que atua na formação de educadores. 

Ele enfatiza que os educadores têm como importante fonte as canções folclóricas e as brincadeiras infantis. E é tendência em todo o mundo valorizar a cultura popular na educação musical. “Em todo o canto tem pessoas querendo saber: ‘E você? De que país você é? Que brincadeiras a sua avó cantava? Que brincadeiras tem no interior do seu país? Qual é a música tradicional?’. A cultura popular traz conceitos básicos para uma vida melhor em sociedade, para convivência em grupo”, conta.

Além disso, uma linguagem é aprendida mais facilmente se carregada de afetos. Da mesma forma que aprendemos melhor a falar com nossos pais, a música como linguagem deve ser aprendida de maneira positiva, brincando, fazendo. “Assim, a gente consegue saborear esse novo conhecimento de uma maneira mais divertida, e fica hipnotizado por essa linguagem musical”, conta o pesquisador, filho do músico, brincante e poeta Chico dos Bonecos e de uma mãe (“rainha do Carnaval”) que logo cedo colocou em suas mãos um pequeno tamborim.

Estevão nos lembra do poder de expressão da linguagem musical. Cantamos quando estamos tristes, alegres, pensativos. Fazemos amigos, trocamos ideias. Lembramos de momentos da nossa vida apenas com uma combinação de notas. “Música é uma linguagem que faz com que nos comuniquemos melhor e, quando conseguimos isso, melhoramos a nossa qualidade de vida”, afirma. 

 





Anjos

Qual de nós não tem nenhum defeito?
Qual de nós não tem uma virtude?
Precisamos só achar um jeito
De suavizar o lado rude
Vamos ajudar-nos mutuamente
E somar as nossas qualidades
Pra fazer um mundo diferente
E tirar a força da maldade
Um dia todos nós seremos anjos
Vamos trabalhar e acreditar
E no futuro nós seremos anjos
No planeta onde o amor,
Unicamente o amor há de reinar
(E assim será)

A felicidade só começa
Quando cessam as desigualdades
Quando todos compartilham sonhos
E não usam mal a liberdade
O Mestre falou: - Sede perfeitos
E nos ensinou esta lição
Que somente o amor será eterno
Nele está a nossa salvação
Um dia todos nós seremos anjos
Vamos trabalhar e acreditar
E no futuro nós seremos anjos
No planeta onde o amor,
Unicamente o amor há de reinar

FIM



Filho Único

Erasmo Carlos


Ei, mãe, não sou mais menino
Não é justo que também queira parir meu destino
Você já fez a sua parte me pondo no mundo
Que agora é meu dono, mãe
e nos seus planos não estão você
Proteção desprotege
e carinho demais faz arrepender
Ei, mãe
Já sei de antemão
que você fez tudo por mim e jamais quer que eu sofra
Pois sou seu único filho
Mas contudo não posso fazer nada
A barra tá pesada, mãe
E quem tá na chuva tem que se molhar
No início vai ser difícil
Mas depois você vai se acostumar.
FIM.

MINHA PRINCESA
Banda Caypison

No meu camarim
Eu agradeci a Deus
Que mandou pra mim
O maior dos sonhos meus
Muito prazer...
Te conhecer
Pequena flor, Você brotou
De um verdadeiro amor
Já posso ver..
Em seu olhar
O sol que brilha
Te amo filha, dá vontade de gritar
Seja bem-vinda ao mundo
Pequenina princesa
Dorme indefesa
Minhas mãos vão te guiar
Seja bem-vinda ao mundo
Minha luz e meu encanto
Dorme que eu canto
A canção pra te ninar...
Dorme filhinha, pra sonhar
Você é linda...
Eu vou te amar...!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO

INICIO

Hábitos saudáveis:QUARTA E QUINTA

DR. RESPONDE Hábitos saudáveis: o guia para construir os seus com a família EM ATUALIZADO EM 16/03/2023 QUAIS SÃO OS HÁBITOS  Certamente, há...