quinta-feira, 6 de dezembro de 2018

CONTROLE DE FORMIGAS

CONTROLE DE FORMIGAS

Não se deve utilizar inseticidas indiscriminadamente, pois apesar de algumas operárias morrerem no local, outras avisam a colônia, que rapidamente se distribuirá para diversos outros locais, formando novos ninhos.
Existem vários métodos para controle de formigas. Entre eles, destacam-se métodos mecânicos, quando se identifica e elimina-se mecanicamente o ninho; métodos culturais, que consistem na aração, em culturas de armadilhas e em resistência de plantas; métodos biológicos e naturais, ainda em aprimoramento; e métodos químicos.

LEIA MAIS

Aplicação de químicos
Em relação aos métodos químicos, existem várias formas de se proceder, diferindo entre eles principalmente a formulação e o modo com que são aplicados. Os formicidas podem ser aplicados de diferentes modos: pós secos e concentrados emulsionáveis; gases liquefeitos; soluções nebulígenas e iscas granuladas. As iscas granuladas são de fácil aplicação, dispensando aparelhos e não apresentam perigos de intoxicação. Possuem um alto grau de eficiência.
A simples aplicação de inseticida pode ser ineficaz, pois ela abrangerá um efeito restrito apenas àquelas formigas que estão visíveis, isto é, aquelas que se encontram fora do formigueiro, representando aproximadamente apenas 5% da colônia, enquanto que as outras 95% estarão protegidas em seus ninhos.
caminho-formigas
Não é recomendado, porém, o uso de inseticidas repelentes colocados diretamente nos locais de trânsito das formigas ou nos seus ninhos. Eles podem disseminar ainda mais a infestação.
Aplicação de elementos naturais
limao-cravoPimenta-do-reino, o alho e o cravo-da-índia servem para afastar traças e formigas.
Para preparar o alho é necessário para cada 900 mililitros de água fria, adicionam-se 100 gramas do tempero descascado. Passadas 48 horas, basta coar a solução e aplicar no ninho ou no local onde houver maior quantidade de formigas. A mesma proporção serve para soluções à base de cravo ou pimenta. Sachês com os temperos podem ser colocados na dispensa e na cozinha. Submeter ao congelamento peças infestadas por traças é outra forma de eliminá-las.
Erva Santa Maria: muito utilizada no interior, possui um composto químico excelente que afasta as formigas e também as pulgas”.
Talco: Pó de café, sal, talco ou casca de pepino também afastam as intrusas. Espalhe sobre a trilha
Alfazema: Coloque nas gavetas folhas de alfazema ou cânfora
Álcool: Casca de limão ou cravo embebido em álcool afastam as formigas
Borra de café: Para acabar com as formigas devoradoras de plantas, misture borra de café com um água. Regue duas vezes por semana
Cheiro: Borrife nos ambientes água com cravo-da-índia. Elas detestam o cheiro desse tempero

Guia rápido para eliminar as formigas de casa:

Faça uma mistura de açúcar com água. Corte pequenos pedaços de mais ou menos 4cm x 4cm de papel laminado e pingue uma gota da mistura em cada um, depois disso, distribua-os em diversos pontos da casa, preferencialmente próximos aos lugares onde as formigas aparecerem. Logo após um curto período de tempo já será possível observar que as formigas estarão formando uma grandefileira e se alimentando da mistura sobre o papel laminado
Encontre a origem da fileira de formigas formada e aplique, com o auxílio de uma seringa, uma mistura igualmente dividida de água e detergente.  Após o procedimento anterior, feche, com massa ou outro material ao alcance que seja isolante, o buraco onde foi injetado o detergente. Continue repetindo esses passos por diversos dias até que a população de formigas diminua.
Observações:
Quanto ao guia prático, se a fileira de formigas estiver saindo de uma tomada elétrica não utilize detergente, pois o resultado disso seria bem pior do que ter a praga instalada em sua casa. O correto nesse caso é usar talco de bebê, pois o talco entope as aberturas das formigas por onde elas respiram, além de reagir com o corpo da formiga.
Paciência
Muitas providências podem ser tomadas na busca do controle das formigas em casa, mas é importante lembrar que essas formigas não desaparecem da noite para o dia e o controle exige muita paciência e persistência, pois como essas formigas possuem muitas rainhas, elas apresentam um fenômeno conhecido como sociotomia, que é a divisão do formigueiro em vários outros quando existe algum tipo de perturbação ambiental.
Algumas medidas simples podem ser tomadas:
  • Limpar bem os locais com restos de alimentos, principalmente doces;
  • Vedar potes com alimentos;
  • Colocar açúcar em potes hermeticamente fechados;
  • Quando já houver formigas, proceder da seguinte maneira: seguir a trilha e tampar o orifício por onde elas entram e saem, principalmente, na junção de azulejos, batentes ou qualquer outra fresta;
  • Se o formigueiro estiver na terra, devem se proteger pés e pernas e jogar água fervente. Também se deve cavar até achar os ovos (bolinhas brancas) e jogar água fervendo com sabão sobre elas;
  • Esvazie e mantenha sempre a lixeixa limpa;
  • Não jogue a sujeira da toalha de mesa no chão;
  • Mantenha a pia seca e sem resíduo de alimentos;
  • Use lixeira com tampa;
  • Não use sacos de lixo rasgados.
Mantenha o hábito de fechar frestas constantemente. As formigas podem se alojar em frestas muito pequenas ou podem simplesmente vir do jardim. Vasos com plantas também podem abrigar pequenas colônias.
Não se esqueça que formigas preferem viver próximas a fontes de alimento. Se você tem o hábito de levar comida para o quarto, vai ter problemas lá também.
Fonte: Portal Dedetização

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO

INICIO

Hábitos saudáveis:QUARTA E QUINTA

DR. RESPONDE Hábitos saudáveis: o guia para construir os seus com a família EM ATUALIZADO EM 16/03/2023 QUAIS SÃO OS HÁBITOS  Certamente, há...