terça-feira, 10 de outubro de 2023

PAZ SAÚDE E VIGOR

    
        
 EU E O MEU FILHOTE EMMANUEL

TENHO 60 ANOS,  DESDE A MINHA ADOLESCÊNCIA JÁ FAZIA GINASTICA EM CASA, DANÇAVA MUITO EM CASA, E EM FESTAS, E EU SEMPRE PEDALAVA MUITO A NOITE EM UMA ÉPOCA DA MINHA VIDA, HOJE FAÇO CAMINHADA E AS VEZES PEDALO NA BICICLETA ERGOMÉTRICA.

TENHO CERTEZA ABSOLUTA QUE SE NOS MOVIMENTARMOS DESDE CEDO SERÁ UMA TRAGEDIARIA CERTA DE SAÚDE , PORQUE NA ATUAL SITUAÇÃO DE MINHA VIDA, NÃO SOU DIABÉTICA, TENHO PRESSÃO NORMAL, COLESTEROL BOM TAMBÉM, NÃO USO MEDICAÇÃO NENHUMA TIVE MEU FILHO AOS 48 ANOS, PRA MIM, TA ÓTIMA A MINHA VIDA TUDO MESMO, GRAÇAS A DEUS NÃO TENHO DO QUE RECLAMAR.

Garantir um envelhecimento saudável é uma preocupação que deve se iniciar muito antes da terceira idade. Hábitos adquiridos ao longo da vida e cultivados na fase adulta refletem diretamente na nossa saúde, sejam eles positivos ou negativos. ENTÃO FAÇAMOS OS POSITIVOS!!!


Por isso, se você está se perguntando como envelhecer com mais bem-estar, a resposta é uma só: abandone hábitos que prejudicam a sua saúde e comece a cuidar do seu corpo e da sua mente.


6 Dicas de saúde e qualidade de vida na terceira idade

Você já sabe que o envelhecimento saudável é um processo que se inicia antes dos 60 anos — marco da terceira idade — e requer cuidados além da alimentação e atividades físicas. É preciso se atentar para manter a mente ativa e o corpo em movimento, prevenindo ou controlando doenças.


Listamos então 6 passos para ajudar você a colocá-las em prática:


Tenha uma alimentação saudável e saborosa

A atenção à alimentação na terceira idade é fundamental, assim como em todas as fases da vida. Isso não significa que é necessário fazer inúmeras restrições ou seguir uma dieta rigorosa e “sem graça”.


Basta manter uma rotina alimentar balanceada, que contemple todas as refeições e que priorize sempre, opções saudáveis, frescas e feitas com cuidado.


Cuidar da alimentação do idoso acarreta inúmeros benefícios para o seu bem-estar em geral, por isso, vale a pena investir nesse cuidado.


Mantenha o corpo ativo e forte

Evitar ou interromper o sedentarismo é crucial para envelhecer com saúde. Além de liberar endorfina, o exercício físico para idosos ajuda no fortalecimento de ossos e músculos, os mais afetados no envelhecimento, um processo natural do organismo.


As práticas regulares também auxiliam no equilíbrio, o maior motivo de quedas de idosos e até mesmo na qualidade de sono.


O Circuito Mude1Hábito é uma plataforma recheada de opções para se movimentar com aulas ministradas gratuitamente, fortalecendo a união de pessoas pela mesma causa: ampliar a saúde e a qualidade de vida das pessoas, bem como sua longevidade.


Basta escolher a melhor modalidade para manter corpo e mente saudáveis na terceira idade e combinar as atividades físicas com a interrupção de hábitos prejudiciais, como alcoolismo e tabagismo.


Cuide da hidratação e do sono

Beber água e dormir bem são dois hábitos que podem ser menosprezados em alguns momentos, mas que são fundamentais para toda a vida — e também proporcionam um envelhecimento mais saudável.


A hidratação ajuda na manutenção das funções do organismo, por isso, é recomendado que idosos bebam ao menos 2,5 litros de água por dia.


Já uma boa noite de sono dá mais disposição, força e bom humor no dia seguinte. Sendo assim, é preciso estimular o descanso e proporcionar um local tranquilo, arejado, escuro e confortável para esse momento.


Estimule o seu cérebro

A terceira idade muitas vezes vem acompanhada da aposentadoria. A falta de uma rotina de trabalho, entretanto, não precisa — e nem deve — significar o ócio completo.


Mesmo com tempo livre, é preciso manter a mente ativa e em exercício para envelhecer com saúde, reduzindo as chances de desenvolver sintomas de demência e outros diagnósticos associados.


Vale aprender um novo hobbie, ler, escrever, fazer palavras-cruzadas, ou quem sabe, iniciar os estudos de um novo idioma? A criatividade é quem manda!


Diversifique o convívio social

Em qualquer faixa etária, o convívio social é muito importante para a saúde mental. Obviamente, em tempos de pandemia, a socialização se tornou limitada, o que levou à adaptação aos meios digitais.


Além do contato com familiares e parentes, busque conhecer e manter os laços com amigos da mesma idade, que podem compartilhar vivências parecidas com as suas.


Uma boa opção é pertencer a grupos de atividades e oficinas especialmente desenvolvidas para este público.  para interagir com pessoas interessadas em hábitos saudáveis, acompanhe


Conteúdo copiado de https://viverbem.unimedbh.com.br/qualidade-de-vida/envelhecimento-saudavel/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO

INICIO

Hábitos saudáveis:QUARTA E QUINTA

DR. RESPONDE Hábitos saudáveis: o guia para construir os seus com a família EM ATUALIZADO EM 16/03/2023 QUAIS SÃO OS HÁBITOS  Certamente, há...