MÚSICA - BIQUINE CAVADÃO SAEspecialista do Ipesaúde fala sobre os benefícios da água para a saúde
Mas como em tudo, o consumo deve ser equilibrado. Segundo o gastroenterologista e cirurgião do aparelho digestivo do Ipesaúde, Luiz Bulhões, é preciso saber administrar a ingestão. Não se deve esperar sentir sede ou esquecer de beber o dia inteiro e depois ingerir de uma só vez.
Isso pode prejudicar a saúde, provocando desidratação e problemas como diabetes, colesterol, de pele e digestivos. “As pessoas mais velhas precisam tomar cuidado porque perdem a percepção de sede e acabam não tomando água. Com pouca água no organismo, os rins liberam as toxinas, substâncias que são tóxicas que o corpo não aproveita e são eliminadas pelas fezes e urina”, disse Luiz Bulhões, explicando que a cor da urina é a forma mais simples de saber se a pessoa ingeriu pouca quantidade de água. O ideal é que apresente a cor amarelo-claro. Caso apresente a cor amarelo forte e escura é sinal de pouco consumo de água.
Outra orientação do médico Luiz Bulhões é que não se deve beber água DURANTE AS refeições. O correto é consumir nos intervalos. “Devemos tomar água uma hora antes e duas horas depois de cada refeição. Caso contrário, o líquido dilui os sucos gástricos e enzimas responsáveis pela digestão correta dos alimentos.”, disse o gastroenterologista, ressaltando que um adulto jovem deve consumir em média de 30 a 35 ml de água por quilo peso, sendo distribuída durante o dia 200 ml.
Qualidade da água
O gastroenterologista afirmou que a pureza da água é fundamental para a saúde e a qualidade de vida. “Não podemos beber qualquer tipo de água, se não for de qualidade, pode transmitir várias doenças”, disse Luiz Bulhões, acrescentando que o ideal é ter um filtro em casa, mesmo que seja de barro e que garanta água potável e sem impurezas.
O que acontece com o corpo quando não consome água?
Prejudica o funcionamento dos rins
Pressão baixa
Resseca a pele
Dificulta a digestão
Causa prisão de ventre
Aumenta risco de doenças
Sensação de cansaço
Cãibras
Riscos de morte em casos mais graves
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO