Para evitar o Aedes aegypti, é preciso eliminar qualquer acúmulo de água parada, tanto em recipientes grandes quanto pequenos. As medidas incluem manter caixas d'água bem vedadas, limpar ralos e calhas, jogar o lixo em sacos bem fechados, colocar areia em vasos de plantas e guardar objetos que possam acumular água de cabeça para baixo. A prevenção deve ser contínua, pois os ovos do mosquito podem sobreviver no ambiente seco por mais de um ano.
Medidas de prevenção no domicílio
- Reservatórios de água: Mantenha caixas, tonéis e barris bem tampados e vedados.
- Lixo: Feche bem os sacos de lixo e deposite-os em lixeiras fechadas, fora do alcance de animais. Não jogue lixo em terrenos baldios.
- Plantas: Encha os pratinhos de plantas com areia até a borda ou limpe-os semanalmente. Para plantas aquáticas, lave os vasos semanalmente.
- Calhas e ralos: Limpe as calhas com frequência para remover folhas e galhos que possam impedir o fluxo da água. Instale telas nos ralos e mantenha-os limpos.
- Objetos: Guarde garrafas vazias e outros objetos que possam acumular água com a boca virada para baixo. Guarde pneus em locais cobertos e secos.
- Outros: Limpe e seque as bandejas de ar-condicionado e de geladeiras. Estique bem as lonas para evitar o acúmulo de água. Lave e limpe frequentemente os potes de água dos animais de estimação.
- Piscinas: Mantenha as piscinas limpas, tratadas ou cobertas quando não estiverem em uso.
Medidas de proteção pessoal
- Repelentes: Use repelentes à base de DEET, IR3535 ou icaridina nas partes expostas do corpo, seguindo as instruções do fabricante.
- Vestuário: Use calças e camisas de manga comprida para proteger a pele.
- Telagem: Instale telas em portas e janelas.
Em caso de sintomas
- Se apresentar sintomas como febre, dores no corpo ou manchas vermelhas, procure atendimento médico imediatamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO