LEIA, REFLITA, ENTENDA E PRINCIPALMENTE PRATIQUE O BEM SEM OLHAR A QUEM PORQUE O AMOR ESTÁ DENTRO DE TI, O EVANGELHO NOS ENSINA. FAÇA AOS OUTROS O QUE GOSTARIA QUE FIZESSE CONTIGO. CUIDE, AJUDE, ACONSELHE, PROTEJA, ORIENTE, SORRIA, AME, DIVIDE, COMPARTILHE, ILUMINE A SUA VIDA E A DOS DEMAIS COM BOAS AÇÕES.
A PORTA ESTREITA
3. Entrai pela porta estreita, pois a porta da perdição é larga e o
caminho que a ela conduz é espaçoso, e há muitos que por ela entram.
Como a porta da vida é pequena! Como o caminho que a ela conduz é
estreito! E como há poucos que a encontram! (Mateus, 7:13 e 14)
4.
Alguém da multidão Lhe perguntou: Senhor, são poucos os que
se salvam? Ele respondeu: Fazei esforços para entrardes pela porta
estreita, pois vos asseguro que muitos procurarão por ela entrar, e não
poderão.
E quando o pai de família tiver entrado, e tiver fechado a porta, e que, estando do lado de fora, começardes a bater à porta dizendo: Senhor, abre-nos; Ele vos responderá: Eu não sei de onde sois.
Então, recomeçareis a dizer: Comemos e bebemos em vossa presença, e ensinastes em nossas praças públicas. E Ele vos responderá: Não sei de onde sois; afastai-vos de mim, vós todos que cometeis iniqüidades.
205 E então haverá choros e ranger de dentes quando virdes que Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas estarão no reino de Deus, e que vós outros ficareis excluídos. Virão do Oriente e do Ocidente, do Setentrião* e do Meio-dia*, muitos que terão lugar na festa do reino de Deus.
Então, aqueles que forem os últimos serão os primeiros, e os que forem os primeiros serão os últimos. (Lucas, 13:23 a 30) 5 Larga é a porta da perdição, porque as más paixões são numerosas e o caminho do mal é freqüentado pela maioria.
A da salvação é estreita, pois o homem que quer transpô-la deve fazer grandes esfor- ços para vencer suas más tendências, e poucos se submetem a isso; é o complemento do ensinamento moral: muitos são os chamados e poucos os escolhidos.
Tal é o estado atual da Humanidade terrena, pois, sendo a Terra um mundo de expiação, nela o mal predomina, mas quando se transformar, o caminho do bem será o mais freqüentado.
Este ensinamento deve ser entendido na sua verdadeira significação e não no sentido que as palavras expressam.
Se fosse esse o estado normal da Humanidade, Deus teria voluntariamente condenado à perdição a imensa maioria de suas criaturas; suposição inadmissível, desde que se reconheça que Deus é todo justiça e bondade.
Mas de quais faltas esta Humanidade seria culpada para merecer uma sorte tão triste, no presente e no futuro, se estivesse na sua totalidade relegada à Terra e se a alma não tivesse tido outras existências?
Por que tantos entraves no caminho?
Por que essa porta tão estreita, para ser transposta por tão poucos, se a sorte da alma está definitivamente fixada após a morte?
É assim que, com a idéia de uma única vida, o homem está sempre em contradição consigo mesmo e com a justiça de Deus.
Com a vivência anterior da alma e a pluralidade dos mundos, o horizonte se alarga; a luz ilumina os pontos menos esclarecidos da fé; o presente e o futuro tornam-se solidários com o passado e, então, só assim se pode compreender toda a grandeza, toda a verdade e toda a sabedoria dos ensinamentos morais do Cristo.
E quando o pai de família tiver entrado, e tiver fechado a porta, e que, estando do lado de fora, começardes a bater à porta dizendo: Senhor, abre-nos; Ele vos responderá: Eu não sei de onde sois.
Então, recomeçareis a dizer: Comemos e bebemos em vossa presença, e ensinastes em nossas praças públicas. E Ele vos responderá: Não sei de onde sois; afastai-vos de mim, vós todos que cometeis iniqüidades.
205 E então haverá choros e ranger de dentes quando virdes que Abraão, Isaac, Jacó e todos os profetas estarão no reino de Deus, e que vós outros ficareis excluídos. Virão do Oriente e do Ocidente, do Setentrião* e do Meio-dia*, muitos que terão lugar na festa do reino de Deus.
Então, aqueles que forem os últimos serão os primeiros, e os que forem os primeiros serão os últimos. (Lucas, 13:23 a 30) 5 Larga é a porta da perdição, porque as más paixões são numerosas e o caminho do mal é freqüentado pela maioria.
A da salvação é estreita, pois o homem que quer transpô-la deve fazer grandes esfor- ços para vencer suas más tendências, e poucos se submetem a isso; é o complemento do ensinamento moral: muitos são os chamados e poucos os escolhidos.
Tal é o estado atual da Humanidade terrena, pois, sendo a Terra um mundo de expiação, nela o mal predomina, mas quando se transformar, o caminho do bem será o mais freqüentado.
Este ensinamento deve ser entendido na sua verdadeira significação e não no sentido que as palavras expressam.
Se fosse esse o estado normal da Humanidade, Deus teria voluntariamente condenado à perdição a imensa maioria de suas criaturas; suposição inadmissível, desde que se reconheça que Deus é todo justiça e bondade.
Mas de quais faltas esta Humanidade seria culpada para merecer uma sorte tão triste, no presente e no futuro, se estivesse na sua totalidade relegada à Terra e se a alma não tivesse tido outras existências?
Por que tantos entraves no caminho?
Por que essa porta tão estreita, para ser transposta por tão poucos, se a sorte da alma está definitivamente fixada após a morte?
É assim que, com a idéia de uma única vida, o homem está sempre em contradição consigo mesmo e com a justiça de Deus.
Com a vivência anterior da alma e a pluralidade dos mundos, o horizonte se alarga; a luz ilumina os pontos menos esclarecidos da fé; o presente e o futuro tornam-se solidários com o passado e, então, só assim se pode compreender toda a grandeza, toda a verdade e toda a sabedoria dos ensinamentos morais do Cristo.
NEM TODOS AQUELES QUE DIZEM:
SENHOR! SENHOR!
ENTRARÃO NO REINO DOS CÉUS.
6.
Nem todos os que dizem: Senhor! Senhor! entrarão no reino
dos Céus; mas apenas entrará aquele que faz a vontade de meu pai
que está nos Céus. Muitos me dirão: Senhor! Senhor! Não profetizamos
em vosso nome? Não expulsamos os demônios em vosso nome,
* N. E. - Setentrião: Setentrião: Norte.
* N. E. - Meio-dia: Meio-dia: Sul.
CAPÍTULO 18 - MUITOS OS CHAMADOS E POUCOS OS ESCOLHIDOS
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
206
*
N. E. - Genuflexão: Genuflexão: ato de ajoelhar-se.
e não fizemos diversos milagres em vosso nome? E então lhes direi em
voz alta: Afastai-vos de mim, vós que cometeis atos de iniqüidade. (Mateus,
7:21 a 23)
7. Todo aquele que ouvir estas palavras que Eu digo e as praticar,
será comparado a um homem sábio que construiu sua casa sobre a
rocha; e quando a chuva caiu, e os rios transbordaram, e os ventos sopraram
e se abateram sobre esta casa, ela não caiu, pois foi fundada
sobre a rocha.
Mas todo aquele que ouve estas palavras que Eu digo e não as pratica, será como o homem insensato que construiu sua casa sobre a areia; e quando a chuva veio, e os rios transbordaram, e os ventos sopraram e se abateram sobre essa casa, ela então desmoronou e foi grande a sua ruína. (Mateus 7:24 a 27; Lucas, 6:46 a 49) 8.
Mas todo aquele que ouve estas palavras que Eu digo e não as pratica, será como o homem insensato que construiu sua casa sobre a areia; e quando a chuva veio, e os rios transbordaram, e os ventos sopraram e se abateram sobre essa casa, ela então desmoronou e foi grande a sua ruína. (Mateus 7:24 a 27; Lucas, 6:46 a 49) 8.
Aquele, pois, que violar um desses menores mandamentos, e
que ensinar aos homens a violá-los, será tido como o último no reino
dos Céus; porém, aquele que os cumprir e ensinar, será grande no
reino dos Céus.
(Mateus, 5:19) 9 Todos aqueles que reconhecem a missão de Jesus dizem: Senhor! Senhor! Mas de que serve chamá-Lo de Mestre ou Senhor se seus ensinamentos não são seguidos?
São cristãos aqueles que o honram por seus atos exteriores de devoção e o sacrificam, ao mesmo tempo, no altar do orgulho, do egoísmo, da ambição e de todas as paixões?
São seus discípulos aqueles que passam dias orando e não são nem melhores, nem mais caridosos, nem mais indulgentes para com seus semelhantes? Não, porque, assim como os fariseus, têm a prece nos lábios e não no coração. Com a forma cerimonial podem impor-se aos homens, mas não a Deus.
É em vão que dirão a Jesus: “Senhor, profetizamos, ou seja, ensinamos em vosso nome; expulsamos os demônios em vosso nome; bebemos e comemos convosco”;
Ele responderá: “Não sei quem sois; afastai-vos de mim, vós que cometeis iniqüidades, vós que desmentis as vossas palavras com as vossas ações, que caluniais vosso próximo, que espoliais as viúvas e cometeis adultério; afastai-vos de mim, vós cujo coração destila ódio e fel, vós que derramais o sangue de vossos irmãos em meu nome, que fazeis correr as lágrimas ao invés de secá-las.
Para vós, haverá choro e ranger de dentes, pois o reino de Deus é para aqueles que são dóceis, humildes e caridosos. Não espereis dobrar a justiça do Senhor pela multiplicidade de vossas palavras e vossas genuflexões*; o único caminho que está aberto para vós, para encontrar a graça perante Ele, é a prática sincera da lei do amor e da caridade.” As palavras de Jesus são eternas, pois são a verdade.
Elas são não somente a salvaguarda da vida celeste como também são a garantia da paz, da tranqüilidade e da estabilidade para os homens nas coisas da vida terrena.
Eis por que todas as instituições humanas, políticas, sociais e religiosas que se apoiarem nas suas palavras serão estáveis como a casa construída sobre a rocha, e os homens as conservarão, pois nelas encontrarão a felicidade; mas as que, porém, forem violação daquelas palavras, serão como a casa construída sobre a areia: o vento das transformações e o rio do progresso as levarão de arrastão
(Mateus, 5:19) 9 Todos aqueles que reconhecem a missão de Jesus dizem: Senhor! Senhor! Mas de que serve chamá-Lo de Mestre ou Senhor se seus ensinamentos não são seguidos?
São cristãos aqueles que o honram por seus atos exteriores de devoção e o sacrificam, ao mesmo tempo, no altar do orgulho, do egoísmo, da ambição e de todas as paixões?
São seus discípulos aqueles que passam dias orando e não são nem melhores, nem mais caridosos, nem mais indulgentes para com seus semelhantes? Não, porque, assim como os fariseus, têm a prece nos lábios e não no coração. Com a forma cerimonial podem impor-se aos homens, mas não a Deus.
É em vão que dirão a Jesus: “Senhor, profetizamos, ou seja, ensinamos em vosso nome; expulsamos os demônios em vosso nome; bebemos e comemos convosco”;
Ele responderá: “Não sei quem sois; afastai-vos de mim, vós que cometeis iniqüidades, vós que desmentis as vossas palavras com as vossas ações, que caluniais vosso próximo, que espoliais as viúvas e cometeis adultério; afastai-vos de mim, vós cujo coração destila ódio e fel, vós que derramais o sangue de vossos irmãos em meu nome, que fazeis correr as lágrimas ao invés de secá-las.
Para vós, haverá choro e ranger de dentes, pois o reino de Deus é para aqueles que são dóceis, humildes e caridosos. Não espereis dobrar a justiça do Senhor pela multiplicidade de vossas palavras e vossas genuflexões*; o único caminho que está aberto para vós, para encontrar a graça perante Ele, é a prática sincera da lei do amor e da caridade.” As palavras de Jesus são eternas, pois são a verdade.
Elas são não somente a salvaguarda da vida celeste como também são a garantia da paz, da tranqüilidade e da estabilidade para os homens nas coisas da vida terrena.
Eis por que todas as instituições humanas, políticas, sociais e religiosas que se apoiarem nas suas palavras serão estáveis como a casa construída sobre a rocha, e os homens as conservarão, pois nelas encontrarão a felicidade; mas as que, porém, forem violação daquelas palavras, serão como a casa construída sobre a areia: o vento das transformações e o rio do progresso as levarão de arrastão