DICAS PARA VIVER BEM
RESPIRANDO PARA COMBATER O ESTRESSE
Quando nos sentimos estressados, nossa respiração fica mais rápida e entrecortada. Isto é natural e tem a ver com a nossa "resposta de luta ou fuga". Porém, a hiperventilação pode prolongar a ansiedade e o estresse, pelo que é importante sabermos que podemos controlar nossa respiração e, assim, controlar o estresse.
Estudos científicos mostram que com o controle da respiração é possível ajudar em condições relacionadas com o estresse, como a ansiedade, asma, síndrome da fadiga crônica, dor crônica, pressão arterial alta, insônia, ataques de pânico ou alguns problemas de pele (como o eczema).
Há várias técnicas de controle da respiração, mas em geral o princípio é deixar de inspirar e expirar com a parte de cima do peito, e deixar que o diafragma, na região do abdômen, faça o trabalho.
Um dos métodos mais conhecidos é sentar-se em um local calmo e quieto onde você não será perturbado por pelo menos 10 minutos. Fique em uma posição confortável para deixar a caixa torácica aberta e coloque uma mão sobre o peito e outra sobre o abdômen, na altura do estômago. Repare como estas partes de seu corpo se movem enquanto respira. Inspire e expire pelo nariz, concentrando-se em sua respiração. Seu diafragma trabalhará mais eficazmente com seu abdômen ao invés de seu peito, e seu peito e seu estômago ficarão imóveis. Cada vez que expira, deixe que a tensão se libere de seu corpo.
Esse tipo controlado de respiração pode ajudar a baixar a pressão sanguínea e os batimentos cardíacos, a reduzir os níveis de hormônios do estresse no sangue (como a adrenalina), a reduzir o acúmulo de ácido láctico no tecido muscular, a regular os níveis de oxigênio e dióxido de carbono no sangue, a melhorar o funcionamento do sistema imunológico, a aumentar a energia física e as sensações de calma e bem-estar.
receita de vida.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO