terça-feira, 11 de abril de 2017

CRIANÇA AMA PASCOA


A celebração da Páscoa com as crianças

Como comemorar e explicar a Páscoa às crianças




Depois da Quaresma, a Semana Santa é uma das mais importantes festas religiosas para os cristãos. Começa no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, que significa Nascimento e Ressurreição. Como podemos explicar estes fatos às crianças. Como explicar que Jesus volta a nascer, por que se presenteiam ovos de Páscoa às crianças?

Como celebrar a Páscoa com as crianças

A Páscoa com as crianças
Do mesmo modo que o Natal, a Páscoa é uma festa, um feriado cristão, que muitas famílias aproveitam para sair de férias com as crianças. Esse é o sentido que tem a Semana Santa para muitas famílias. Viajar e desfrutar das comidas e delicias que são normalmente feitas nestas épocas.
As famílias celebram a Páscoa de diferentes mane-as. Enquanto as mais cristãs preferem viver o sentido mais profundo da festa, outras famílias valorizam mais o marketing que existe em torno a ela, empregando toda a simbologia de fertilidade e renascimento. Decoram toda a casa com ovos de Páscoa, disfarçam as crianças de coelhinhos, e preparam receitas especialmente orientadas à Semana Santa.
O Domingo de Páscoa ou Santo é o dia em que se presenteiam ovos de Páscoa como símbolo de fertilidade, esperança e renascimento. Na mitologia egípcia, o ovo alcançou importância quando a ave Fênix se queimou no seu ninho e voltou a nascer mais tarde, a partir do ovo que a havia criado ao princípio. Os hindus também defenderam que o mundo havia nascido de um ovo. Na Idade Média, os ovos de Páscoa eram de galinha e de pato, e eram presenteados às crianças durante as celebrações. Assim foi como os cristãos adotaram este tradição e, problematizante, a proibição de comer ovos durante a Quaresma.
Para conservar os ovos frescos, algumas famílias aplicavam uma fina camada de cera líquida, o que mais tarde deu lugar à costume de colorir, pintar e decorar os ovos para dar de presente. No inicio do século XIX, na Europa, os alemãs, italianos e franceses começaram a fazer ovos a base de chocolate, com presente no interior. Por isso em muitas famílias se festeja a Pascoa presenteando ovos.
Por outro lado, existem familias que vivem a Páscoa de uma forma mais cristã. Pouco a pouco vao explicando às crianças a história da morte de Cristo. Como ele nasceu, viveu, o que Ele ensinou e como morreu. Parece fácil mas não é. Há crianças mais e menos sensíveis e para algumas esta história pode parecer aterrorizante. O ideal é ir respondendo e explicando conforme a curiosidade e o interesse de cada criança. Nao é necessário contar os detalhes. O importante é passar uma mensagem positiva, que Jesus veio pra ensinar com as suas obras e que ressuscitou. Assim as crianças poderão aprender tudo com mais naturalidade.


FONTE GUIAINFANTIL.COM











Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO

INICIO

Hábitos saudáveis:QUARTA E QUINTA

DR. RESPONDE Hábitos saudáveis: o guia para construir os seus com a família EM ATUALIZADO EM 16/03/2023 QUAIS SÃO OS HÁBITOS  Certamente, há...