CHÁ DE TANCHAGEM - CURA DOENÇAS COMPLEXAS
O chá de tanchagem serve como cicatrizante, combate a diarreia, problemas gastrointestinais e outras condições de saúde. Conheça os benefícios deste chá.
Propriedades medicinais
A tanchagem tem propriedades adstringente, antibacteriana, redutora de irritação, expectorante, analgésica, anti-inflamatória, desintoxicante, cicatrizante, depurativa, descongestionante, digestiva, diurética, sedativa, laxativa e tônica
Benefícios e indicações de uso
Devido às suas propriedades medicinais, o chá das folhas da tanchagem serve como cicatrizante, ajuda a combater a diarreia, problemas gastrointestinais e dores de dentes, além de desinflamar os gânglios, boca e garganta. Graças à sua poderosa ação anti-inflamatória, o gargarejo com tanchagem alivia a dor de garganta, ajuda a amenizar dores na boca e tratar aftas.
As folhas limpas e escaldadas em água fervente podem ser aplicadas sobre feridas ou úlceras,uxiliando no processo de cicatrização, além de servir contra lepra, mordida de cão e queimaduras. As folhas em forma de cataplasma curam feridas, fístulas e hemorroidas.
O chá morno serve para banho de assento em caso de leucorreia; a infusão das folhas de tanchagem pode ser utilizada em casos de hemorragias nasais, retenção de líquidos e para eliminar a tosse e mucosidades.
A tanchagem ainda é indicada para curar algumas afecções hepáticas e estomacais, infecções de pele, picadas de inseto, diarreia, terçol, inflamações de mucosas, rinite, sinusite, gripes e resfriados, doenças pulmonares, asma, bronquite, inchaço, gastrite, disenteria, varizes e hemorragia.
Tanto as flores como as sementes desta planta também são empregadas contra conjuntivite e irritações oculares causadas por traumatismos. A tanchagem ainda é utilizada como auxiliar no tratamento daqueles que desejam parar de fumar.
Modo de preparo do chá de tanchagem
Para preparar o chá desta planta e aproveitar os seus benefícios, basta colocar duas colheres de sopa da erva para um litro de água. Desligue o fogo quando levantar fervura. Tampe e deixe a solução abafada pelo período de 10 minutos. Em seguida, é só coar e beber.
A indicação de consumo deste chá é de 1 xícara a cada 6 horas para infecções bucofaringeanas e 1 xícara a cada 8 horas para problemas gastrointestinais.
Contraindicações e efeitos Colaterais
O chá de tanchagem é contraindicado para grávidas, lactantes e pacientes com problemas de coração, constipação e fezes ressecadas.
Os efeitos colaterais desta planta rasteira incluem sonolência, cólicas intestinais e desidratação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO