sábado, 2 de setembro de 2017

DICAS LEGAIS DEIXANDO ROUPAS BRANCAS MAIS BRANCAS



DICAS DA MARIA ESTER: COMO DEIXAR AS ROUPAS BRANCAS MAIS BRANCAS

Fonte:http://ouseserquemvocee.blogspot.com.br
Não...não é propaganda de sabão em pó. (rsrsr)
Mas depois do post sobre as camisas brancas achei que seria útil dar umas dicas de como deixá-las sempre bem branquinhas. Afinal, roupa branca encardida não é nada bonita!





Depois de um tempo de uso e lavagens frequentes é comum percebermos que a peça de roupa branca está com um aspecto amarelado ou acinzentado.
Não estou me referindo a eventuais manchas não, mas aquela mudança de tonalidade geral que faz com que fique com aspecto de roupa antiga e muito usada.

Não é difícil deixá-las sempre com aparência de novas, vejam algumas dicas que aprendi com o tempo:

- Importante! Leia as instruções de lavagem da peça e cheque se pode ser lavada em casa ou tem que ser lavada a seco.

- Sempre é bom lembrar que roupa branca só deve ser lavada com outras roupas brancas.

Antes de molhá-la verifique se tem alguma mancha. Se tiver, o melhor é tentar tirar pelo menos a maior parte antes da lavagem para que não espalhe.
Para manchas de gordura, molhos e sujeiras em geral produtos tira manchas como Vanish são ótimos. Manchas de caneta saem com álcool e de sangue basta esfregar o local da mancha com um pouco de água oxigenada de 10 volumes.

- Ao contrário que muita gente pensa, água sanitária (Cândida) ou outros produtos que contenham cloro, não são indicados para clarear roupa branca. Com o tempo o cloro amarela as roupas, além de corroer as fibras do tecido estragando-o. Use apenas se precisar tirar alguma mancha localizada mais difícil.

- Antes de colocar a roupa na máquina, é bom dar uma esfregada a mão. Isso se o tecido permitir, claro. Tecidos leves e delicados como algodões finos devem ser esfregados de forma bem suave. Coloque água suficiente para mergulhar a roupa, um pouco de sabão em pó e 2 colheres de sopa de álcool (aquele comum de 94,5% que usamos em casa) e dê uma leve esfregada. Deixe de molho uns 15 minutos e depois coloque na máquina ou termine a lavagem a mão.

- Na máquina, se o tecido permitir, programe o ciclo de molho longo. Coloque sabão em pó, produto clareador como Vanish se achar necessário (não coloco toda vez que lavo a roupa) e amaciante. Se a roupa estiver meio amarelada adicione um pouco de álcool na água da máquina. (2 colheres de sopa para o nível baixo e meia xícara de chá para o nível alto).

Lençóis, toalhas de mesa ou de banho, guardanapos, roupas de profissionais da área médica o ideal é deixar de molho de um dia para o outro dentro da máquina de lavar. Assim os produtos agirão com mais eficiência.

O sol é um ótimo clareador, mas estraga as fibras das roupas. Nossas avós colocavam a roupa para quarar ensaboando-as e deixando ao sol! Clareia mesmo, mas com o tempo pode danificar o tecido. Mas não tem coisa melhor para tirar mancha de guardado de peças como toalhas de mesa e guardanapos brancos!


Se achar que fez espuma demais dentro da máquina pelo acúmulo de produtos, enxague a roupa mais uma vez. Resíduos de sabão na roupa branca pode deixá-la amarelada quando for passada.

Roupas de seda pedem cuidado extra. Não deixe de verificar se deve ser lavada a seco ou não. Se puder ser lavada em casa use sabão para roupas delicadas, não esfregue muito e nem deixe de molho. No último enxague coloque 1 colher de sopa de água oxigenada de 20 vol. para cada litro de água. A roupa fica bem branquinha.

- Coloque a roupa para secar no varal, de preferência pendurada em um cabide de plástico ou cromado. Varais sujos e cabides de arame enferrujados podem marcar a roupa.

- Na hora de passar verifique se a base do ferro está bem limpa. É comum os tecidos deixarem resíduos na base do ferro, principalmente se não for antiaderente. Esses resíduos podem manchar a roupa branca.

- Às vezes o calor do ferro amarela tecidos de algodão, principalmente se a roupa não foi bem enxaguada e ficou algum resíduo de sabão. Coloque um pano de algodão para proteger a roupa de eventuais marcas que o calor excessivo ou sujeiras na base possam deixar.



















Bem acho que é isso. Parece complicado, mas é questão de se acostumar com o processo. Depois fica meio automático.
Para quem têm auxiliar em casa sugiro que repasse essas dicas. Sou adepta da teoria: é melhor explicar bem direitinho como prefiro que um trabalho seja feito, do que esperar que o outro adivinhe e acabe fazendo de uma forma que eu não aprove. 
Poupa muito desgaste e algumas vezes até nosso bolso! rsrs

Quem tiver mais alguma dica divida nos comentários!

Beijos carinhosos

Maria Ester Reis

INICIO

BOA TARDE

mariahconceicao.blogspot.COM Boa tarde!  Que este momento seja preenchido com sorrisos, muitos abraços e toda alegria do mundo.  Tenho certe...