sábado, 30 de outubro de 2021

Manjericão

 

Analisando 5 tipos de manjericão (e dicas rápidas de como plantar)

https://comofazerhorta.com.br/


Você sabia que há entre 50 a 150 espécies diferentes de manjericão? Nem todas são comestíveis, mas algumas dezenas disso tudo são muito apreciadas na culinária.

Eu só tenho 5 diferentes tipos de manjericão plantados na minha horta (e mais 3 tipos aguardando que suas sementinhas sejam plantadas). Veja a minha análise (simples e pessoal) do manjericão comum, do miúdo, de um tailandês, do roxo e do italiano!

Fonte: arquivo pessoal

Manjericão miúdo

1 – Manjericão Miúdo (creio que também seja chamado de Manjericão Francês). Tem folhas bem pequenas e delicadas flores brancas. Um sabor suave e delicioso. Eu fiquei com a língua levemente dormente depois de comer algumas folhinhas cruas.

2- Manjericão Comum ou Manjericão alfavaca. É um dos tipos mais fáceis de encontrar aqui no Brasil. A folha tem uma espessura fina e o sabor é de média intensidade. Igualmente delicioso. Este e o italiano são os mais conhecidos para fazer um bom molho pesto.

Manjericão tailandês

Manjericão tailandês

3 –Manjericão Thai Sweet. De origem tailandesa, esse manjericão é intenso, com característico sabor e odor de anis. Refrescante, folhas mais carnudas que o manjericão comum. Floresce relativamente cedo, lindas flores roxas com branco. Comprei as sementes no Rare Seeds e todas germinaram super bem no RS.

4- Manjericão roxo. Suave e com fraco aroma. Ótimo para usar na decoração de pratos, já que a tonalidade arroxeada dá uma graça extra.

5- Manjericão italiano. Odor intenso, folhas de espessuras mais grossa que o comum e curvadas. Levemente amargo quando cru e com leve sabor de cravo.


Bom, essa é minha análise superficial e os considerando somente quando crus. E estou ansiosa para plantar as outras variedades de sementes que tenho aqui: um outro tailandês, um com sabor de limão e o outro chamado manjericão toscano.

Dicas rápidas de como plantar Manjericão

Todos os tipos de manjericão requerem um clima moderado a quente para ser produtivo. Acima de 18°C é o ideal. Eu sempre planto os meus primeiro em sementeira e transplanto quando atinge uma altura de uns 10 cm a 15cm.  Sol é essencial, pelo menos algumas horas por dia e o restante do dia com uma boa luminosidade. As flores são comestíveis (mas é bom tirá-las do talo para ficarem mais saborosas). Pode-se fazer mudas por estaquia, cortando um ramo de uns 15 cm de uma planta saudável, removendo as folhas da base e deixando em água por alguns dias para enraizar.

Dizem que tomates se beneficiam quando são plantados próximos a manjericões. Outras plantas companheiras para o manjericão são o orégano e pimentas ou pimentões.

E você, também é apaixonado por manjericão e fica doido para ter dezenas de variedades em casa? Eu sim, mas preciso me conter, porque haja terreno…

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO

INICIO

BOA TARDE

mariahconceicao.blogspot.COM Boa tarde!  Que este momento seja preenchido com sorrisos, muitos abraços e toda alegria do mundo.  Tenho certe...