domingo, 29 de outubro de 2023

Praticar o 'sorriso interior'

 TAOÍSMO

Como praticar o 'sorriso interior' com o taoísmo

Sorriso interior é uma técnica de meditação taoísta que ajuda a cultivar energia positiva e paz interior. É uma ferramenta poderosa para autocura e crescimento espiritual. O taoísmo ensina que o Sorriso interior pode ajudar a equilibrar a energia do corpo e trazer harmonia para a mente e o espírito.

Como praticar o 'sorriso interior' com o taoísmo

Sorriso interior é uma prática simples, mas poderosa, que pode ser feita em qualquer lugar e a qualquer hora. Aqui estão os passos para praticar o Sorriso interior com o taoísmo:

  • Sente-se em uma posição confortável com os olhos fechados.
  • Traga sua consciência para o seu corpo e relaxe os músculos.
  • Concentre-se em sua respiração e respire lenta e profundamente.
  • Visualize uma energia calorosa e amorosa irradiando de seu coração.
  • Sorria para si mesmo e sinta o calor da energia.
  • Permita que a energia flua por todo o seu corpo.
  • Quando estiver pronto, abra lentamente os olhos.

Sorriso interior é uma poderosa técnica de meditação que pode ajudar a trazer equilíbrio e harmonia à sua vida. Pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade e promover sentimentos de paz e alegria. Com a prática regular, o Sorriso interior pode ajudar a cultivar um profundo sentimento de paz interior e bem-estar.

Um dos mais conhecidos neidan taoístas ( alquimia interior ) pratica é o 'sorriso interior' - no qual sorrimos interiormente para cada um dos principais órgãos do nosso corpo, ativando dentro de nós a energia da bondade amorosa e despertando o Cinco Elementos rede associativa. Isso é fácil de fazer e requer apenas 10 a 30 minutos (mais tempo se você quiser). Aqui aprenderemos uma variação dessa prática clássica, que nos permite direcionar a energia curativa de um sorriso para qualquer parte do nosso corpo que desejarmos.

11 Passos para Praticar o Sorriso Interior

  1. Sente-se confortavelmente, em uma cadeira de espaldar reto ou no chão. O importante é que sua coluna esteja em uma posição ereta e sua cabeça disposta para permitir que os músculos do pescoço e da garganta fiquem relaxados.
  2. Faça algumas respirações profundas e lentas, observando como seu abdômen se eleva a cada inspiração e depois relaxa em direção à coluna a cada expiração. Deixe de lado os pensamentos do passado ou do futuro.
  3. Descanse a ponta da língua suavemente no céu da boca, em algum lugar atrás e perto dos dentes superiores da frente. Você encontrará o local perfeito.
  4. Sorria gentilmente, permitindo que seus lábios se sintam cheios e macios conforme eles se espalham para o lado e se levantam levemente. Esse sorriso deve ser como o sorriso da Mona Lisa, ou como poderíamos sorrir - principalmente para nós mesmos - se tivéssemos acabado de ouvir uma piada que alguém nos contou há alguns dias: nada muito extremo, apenas o tipo de coisa que relaxa todo o nosso rosto e cabeça, e nos faz começar a nos sentir bem por dentro.
  5. Agora traga sua atenção para o espaço entre as sobrancelhas (o centro do 'Terceiro Olho'). Conforme você coloca sua atenção lá, a energia começará a se acumular. Imagine esse lugar como uma piscina de água morna e, como piscinas de energia ali, deixe sua atenção se aprofundar mais nessa piscina - para trás e em direção ao centro de sua cabeça.
  6. Deixe sua atenção descansar agora bem no centro de seu cérebro - o espaço equidistante entre as pontas de suas orelhas. Este é um lugar referido no taoísmo como o Palácio de Cristal - lar das glândulas pineal, pituitária, tálamo e hipotálamo. Sinta a energia reunida neste lugar poderoso.
  7. Permita que essa energia reunida no Palácio de Cristal flua para seus olhos. Sinta seus olhos se tornando 'olhos sorridentes'. Para melhorar isso, você pode imaginar que está olhando nos olhos da pessoa que você mais ama, e ela está olhando de volta para você, infundindo em seus olhos essa qualidade de bondade e deleite.
  8. Agora, direcione a energia de seus olhos sorridentes para trás e para baixo em algum lugar em seu corpo que gostaria de um pouco dessa energia de cura. Pode ser um lugar onde você teve uma lesão ou doença recentemente. Pode ser um lugar que parece um pouco entorpecido ou 'sonolento', ou simplesmente algum lugar que você não explorou recentemente. De qualquer forma, sorria para aquele lugar dentro de seu corpo e sinta esse lugar se abrindo para receber a energia do sorriso.
  9. Continue a sorrir para esse lugar dentro de seu corpo, pelo tempo que desejar, deixando-o absorver a energia do sorriso como uma esponja absorve água.
  10. Quando isso estiver completo, direcione seu olhar interior, com sua energia de sorriso, para o centro do umbigo, sentindo o calor e o brilho se acumulando agora na parte inferior do abdome.
  11. Solte a ponta da língua do céu da boca e solte o sorriso (ou mantenha-o, se agora parecer natural).

Dicas para a prática do seu sorriso interior

Como em todas as práticas neidan, é importante encontrar um equilíbrio entre esforço e relaxamento. Se você notar um acúmulo de tensão, relaxe, respire fundo algumas vezes e volte à prática. Se sua mente divagar, simplesmente observe isso e volte à prática.

Lembre-se de manter a qualidade de um sorriso gentil e genuíno — infundido com a energia da bondade e da compaixão — principalmente ao direcionar seu 'sorriso interior' para um local ferido. Se você notar frustração, raiva, medo ou julgamento se aproximando, respire fundo algumas vezes e, em seguida, conecte-se novamente com bondade e compaixão - as energias que podem nos curar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO

INICIO

Hábitos saudáveis:QUARTA E QUINTA

DR. RESPONDE Hábitos saudáveis: o guia para construir os seus com a família EM ATUALIZADO EM 16/03/2023 QUAIS SÃO OS HÁBITOS  Certamente, há...