domingo, 24 de março de 2019

SAUDE 2

https://www.cpt.com.br

Saúde: nutrientes necessários para reforçar o sistema imunológico do organismo

Nunca é tarde para iniciar uma vida saudável. Porém, é sempre muito difícil mudar, deixar de lado os velhos hábitos para começar outros mais saudáveis



Alimentação balanceada, equilibrada, rica em nutrientes essenciais ao bom desempenho do organismo é um dos melhores remédios para se evitar qualquer doença. Neste sentido, devemos sempre nos preocupar no sentido de munir nossos anticorpos com tudo aquilo que eles necessitam para reforçar o sistema imunológico. Vejamos alguns deles:

Vitamina A

A vitamina A, encontrada  em vegetais amarelos ou alaranjados, como cenoura, abóbora, batata-doce, damasco seco; em verduras com folhas verde-escuras, como brócolis; nas frutas, como o pêssego, nectarina, abricó, melão; e em alimentos como a gema de ovo, manteiga e fígado, é muito importante na prevenção de gripes e resfriados e na manutenção dos tecidos epiteliais. Sua falta provoca pele áspera e seca, cegueira noturna e xeroftalmia, que pode levar à cegueira permanente

Vitamina C

A vitamina C, encontrada nas frutas cítricas, no alface, morango, caju, tomate, brócolis, couve, couve-flor, repolho, vegetais folhosos crus, alho, batatas, repolho, pimentão-doce, no pimentão verde, goiaba,  rúcula, kiwi e outros, além de ser uma poderosa vitamina antioxidante também aumenta a resistência do corpo às infecções, age junto à integridade dos vasos sanguíneos e favorece a formação dos dentes e dos ossos, previne gripes e fraqueza muscular. O não consumo de vitamina C provoca no organismo dores nas juntas, cansaço,  feridas que não cicatrizam e sangramento na gengiva.

Vitamina E

A vitamina E, encontrada no gérmen de trigo, carnes, ovos, algodão, óleos (algodão, milho, soja, azeite de dendê), amêndoas, nozes, manteiga, castanha-do-pará, nozes, pistache, gema de ovo, amendoim, semente de girassol, gergilim, vegetais folhosos (espinafre, couve e agrião), linhaça, soja, banana,  e legumes (alface), protege o organismo contra substâncias tóxicas, inflamações nas articulações, arteriosclerose, melhora a circulação sanguínea, previne doenças cardiovasculares, e atua na formação dos gametas sexuais.

Ácido fólico

O ácido fólico, encontrado no fígado, frutos secos, feijão, brócolis, grãos integrais, couve, na levedura de cerveja e no espinafre, também conhecido como vitamina B 9, é uma vitamina pertencente ao complexo B. Ele é estritamente necessário na formação da hemoglobina e de proteínas estruturais. Além disso, estimula a formação dos leucócitos, que são as células de defesa do corpo. Atua ativamente no tratamento de anemias, no controle da hipertensão, evita doenças cardiovasculares e AVC, mantém saudáveis os espermatozoides, entre outros.

Zinco

O zinco, encontrado em carnes, peixes, ostras, arroz, crustáceos, semente de abóbora, aves, leite, cereais integrais, feijão, aveia, castanhas, leite integral e nozes, é um mineral importante para a manutenção do sistema imunológico. Ele protege o organismo de um número grande de doenças, auxilia na reparação dos tecidos e cicatrização de ferimentos, e auxilia no combate às doenças já alojadas no organismo. Por ter ação antioxidante, o zinco diminui a quantidade de radicais livres no corpo, inibindo o desenvolvimento de diferentes tipos de câncer. O consumo insuficiente desse mineral acarreta em fragilidade do sistema imunológico, não cicatrização de feridas, psoríase, aumento dos níveis de glicose no sangue, pele seca e amarelada e mau funcionamento do fígado.

Selênio

O selênio, mineral de importante ação oxidante, encontrado nos grãos, cereais, pescados, nas carnes, nos ovos, na castanha-do-pará, frutos do mar, em vegetais e no fígado, estimula o organismo a melhorar a utilização da vitamina E, responsável pela neutralização dos radicais livres, retardando o processo de envelhecimento e prevenindo doenças cardiovasculares. Também  estimula o sistema de defesa do organismo evitando gripes, infecções e viroses, auxilia a glândula tireoide em seu funcionamento, auxilia o fígado na eliminação de toxinas e ajuda o organismo na eliminação de metais pesados relacionados às doenças neurodegenerativas, como Alzheimer. Por outro lado, o selênio quando consumido em excesso pode causar toxicidade caracterizada por fragilidade e perda de unhas e cabelo.

Água

Sem água, não há vida. Ela está intimamente ligada com a sobrevivência de todos os seres vivos que habitam o planeta. São incontáveis os benefícios da água para a nossa saúde, beleza e para o equilíbrio das funções vitais do nosso organismo. Beber água hidrata a pele, os cabelos, evita cálculos renais, controla a saciedade, enfim, mantém o metabolismo do corpo funcionando plenamente em todos os sentidos. É por meio dela que o oxigênio, a glicose, alimentos e sais minerais são transportados para o interior das células. Ela controla a temperatura interna do corpo (através do suor) e usa a sudorese como um dos canais para o descarte de toxinas e resíduos não aproveitados pelo organismo. Mas seus benefícios não param por aqui. Se houvesse possibilidade de listar todas as suas benfeitorias, esse trabalho seria interminável.
Por Silvana Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO

INICIO

BOA TARDE

mariahconceicao.blogspot.COM Boa tarde!  Que este momento seja preenchido com sorrisos, muitos abraços e toda alegria do mundo.  Tenho certe...