quarta-feira, 30 de junho de 2021

 Sol pode ser vilão e mocinho 

MILENA COSTA 

O Brasil é o país que vive em um eterno verão, nosso astro maior é o queridinho dos finais de semana em praias pernambucanas e a maioria de nós só quer aproveitar o mar, a companhia dos amigos e tomar um sol, mas a exposição irregular pode ser muito mais perigosa que aparenta. 

No Brasil, 25% de todos os tumores malignos registrados são câncer de pele, sendo o câncer mais frequente do país, o que significa mais de 120 mil casos por ano, a doença é mais recorrente em pessoas de mais de 40 anos e de pele clara.

 O maior órgão do corpo humano funciona como uma barreira, protegendo do calor, frio e qualquer outra agressão externa merecendo atenção e cuidados.

 Dermatologistas recomendam que a maneira mais eficaz de se prevenir dessas doenças é o uso do protetor solar, lembrado apenas na praia e, muitas vezes, seu uso é incorreto, é necessário ser aplicado em todas as áreas expostas, repondo a cada duas horas e utilizado todos os dias, mesmo os de trabalho e nos mais nublados, pois a radiação solar nos afeta constantemente, principalmente as peles mais claras que queimam fácil no sol pela falta de melanina que absorve os raios UV e protege a pele.

 Aos 65 anos José Manuel é um aposentado ativo e está sempre se expondo ao sol, o espanhol que vive no Brasil desde a infância tem a pele extremamente clara e nunca se importou muito em protegê-la, descobriu o câncer de pele ainda no início e precisou de um ano e meio de tratamento e uma cirurgia para resolver o problema. 

“Cuide-se cedo, a prevenção é a melhor maneira de evitar o tratamento desgastante do câncer, hoje, eu preciso fazer visitas regulares ao consultório, andar sempre protegido e não posso mais ir à praia”. 

Ele afirma. Pessoas com a pele mais clara devem apresentarse com mais frequência ao dermatologista, consultando-se pelo menos uma vez por ano para assegurar que qualquer problema será diagnosticado no início. 

Mesmo sendo sempre visto como vilão, o sol não é apenas prejudicial, por trás da fama de malvado, o maior astro do nosso sistema solar traz benefícios únicos, a vitamina D, essencial na absorção do cálcio, que é responsável pela firmeza dos ossos, é dificilmente encontrada, mesmo o salmão rico em vitamina D não chega perto do adquirido em simples quinze minutos de exposição diária à luz solar.

 A luz também ajuda a combater a agitação de doentes com Alzheimer e a diminuir insônias.

 Dias ensolarados também influenciam o humor, ajudando a aliviar a depressão, quando exposto ao sol o cérebro, produz mais serotonina, um neurotransmissor que regula humor, sono e apetite, sendo um antidepressivo natural, daí a disposição em dias de verão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO

INICIO

FAMILIA : Família é uma Árvore de Amor

  O laço mais lindo da vida é sempre o de uma família unida e repleta de amor. A família é uma árvore de amor Existem no mundo diferente...