É possível evitar o envelhecimento precoce com alguns cuidados diários, como o uso do filtro solar e adotando uma alimentação saudável
Todos os dias, nossa pele sofre uma série de agressões: desde a ação da radiação solar e dos poluentes; até os maus hábitos, como o sedentarismo, tabagismo e o consumo excessivo de álcool. No entanto, não conseguimos notar esses efeitos de forma imediata. O resultado aparece ao longo do tempo, com o surgimento dos primeiros sinais de envelhecimento precoce, como rugas, flacidez e manchas. A notícia boa é que podemos prevenir esse impacto com atitudes bem simples. A dermatologista Valéria Marcondes, de São Paulo, explicou ao DermaClub.

1) Lave o rosto todos os dias = De acordo com a médica, “o primeiro cuidado que não podemos esquecer é lavar o rosto todos os dias”. Faça este ritual usando dermocosméticos ideais para o seu tipo de pele. Para quem usa maquiagem, é importante remover o make previamente, com a ajuda de um demaquilante ou da solução micelar. Assim, você não corre o risco de acumular resíduos no rosto.

2) Use filtro solar = Você pode não ver, mas a sua pele sente os impactos da exposição solar mesmo que não fique avermelhada. “É fundamental prevenir o excesso de sol, protegendo-se todos os dias, e não somente na praia ou piscina”, ressaltou a dermatologista. Opte por um filtro solar com FPS 30, no mínimo, e não se esqueça de reaplicá-lo ao longo do dia.

3) Adote uma alimentação saudável = Manter uma alimentação saudável e equilibrada é outro ponto importante para prevenir o envelhecimento precoce. “Invista em uma dieta rica em frutas, legumes e vegetais frescos. Evite alimentos industrializados e enlatados, que são repletos de sódio, açúcar e gordura”, alertou.

4) Pratique exercícios físicos - Segundo a Dra. Valéria, “fazer atividades físicas diariamente, além de melhorar a imunidade e a circulação sanguínea, deixa a pele mais viçosa e tonificada”. Assim, uma caminhada leve todos os dias já é o primeiro passo para abandonar o sedentarismo e desejar boas-vindas a um estilo de vida mais saudável.

5) Repense o hábito de fumar - Além de fazer mal à saúde, fumar traz fortes impactos à pele. “O cigarro acelera o envelhecimento, levando à perda de brilho e tonicidade, e ao surgimento de rugas e flacidez”, afirmou. Por isso, que tal repensar no assunto e parar de uma vez com o tabagismo?

6) Evite bebidas alcoólicas em excesso - O álcool também é inimigo de toda região cutânea, e seu consumo exagerado maximiza os efeitos do envelhecimento. “Além de deixar a pele grossa, áspera e desidratada, a ingestão excessiva de bebidas alcóolicas confere uma aparência de cansaço”, explicou. Ou seja: aprecie com moderação!

*Os dermatologistas especialistas são consultados como fontes jornalísticas e não se utilizam deste espaço para a promoção de qualquer produto ou marca. Para saber qual é o tratamento ideal para a sua pele, consulte um dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia.