segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

VIDA

O mundo das aparências

Publicado em 5 agosto 2015 por Vivenciar Studio em estetica Saúde
REGINA PASTORE professora de Yoga na Clinica Vivenciar 
E ela começa dizendo.
Na sociedade atual ocorre todo tipo de manipulação com relação a aparência e muitas mulheres são dominadas pelo seguinte equívoco: “tenha um corpo perfeito e  seja feliz”.

Então compram uma série de produtos que prometem milagres, correm para as cirurgias plásticas, muitas vezes prejudicam a saúde. Tudo isso em função de serem admiradas pela ” beleza ideal”. A beleza ideal não existe, o que existe é o que cada mulher é, com o seu próprio corpo e com sua própria mente.
ELA DIZ:
Nas minhas palestras sobre auto-estima e qualidade de vida, várias mulheres colocam a gordurinha abdominal com queixa de infelicidade e boa parte de seus pensamentos são dominados pelo questionamento de como eliminar tal gordura. 

Aí temos exemplos de mulheres que vivem fragmentadas, ou seja, vivem apenas um fragmento da totalidade de seu ser. Se os apelos físicos forem tão fortes em sua vida de modo a não conseguir ver outras questões, temos a depressão, a vida vazia, o uso de drogas e muitas outras patologias podem surgir.

 Pode-se dizer que são pessoas desequilibradas.
A teoria e  a prática de yoga significam união, equilíbrio do ser. A beleza é algo elevado e faz parte do equilíbrio do corpo, da mente e do espírito. A beleza física não é valorizada na yoga, o ser humano equilibrado é que é belo.
O filósofo Platão dizia que a beleza é um caminho a ser percorrido: da aparência a essência, dos belos corpos aos belos ofícios e assim por diante. Havia uma valorização da virtude, da ética.
Certo dia, determinada empresa do segmento de beleza me procurou para dar palestras aos seus funcionários.  A queixa do diretor era: “as funcionárias estão  desanimadas e com baixa auto estima, descuidando da aparência”. Então , uma palestra com o tema “Da imagem ao sucesso” parecia uma ótima opção. 

Na verdade, acabei elaborando um curso para a empresa colocando tópicos que pudéssem levar a uma reflexão mais profunda sobre o assunto, já que se eu trabalhasse somente com a imagem não íamos ter sucesso. O sucesso está na união (equilíbrio, integração) da aparência com a essência.
 Portanto, o grande passo é percorrer este caminho: da aparência a essência. E chegando na essência se percebe que a vida pode ser interessante em todas as fases, com rugas ou sem rugas. 
No Projeto Bem Viver da Obra Social S. Judas Tadeu (Projeto Social  em S. Paulo)        ....sou coordenadora de quase 300 idosas que frequentam eventos semanais gratuitos.
 Este projeto é referência em terceira idade no Brasil hoje. No Projeto a maioria das idosas (acima de 60 anos) nos procuram em função da depressão, perda de sentido de vida, solidão, medo da morte, entre outros motivos. Muitas não sentem mais vontade de se cuidar, de se arrumar e de ter uma vida mais saudável.
 A partir das palestras com profissionais da área de saúde, aulas de yoga, shows ao vivo, desfiles de moda com manequins de terceira idade, elas mudam. Ganham energia e começam a fazer novas amizades no próprio Projeto, alguns idosos (temos no grupo mais mulheres que homens) se apaixonam e casam. 
O maior medo das pessoas não é do envelhecimento físico, é o medo da perda de sentido na vida. É de não sentir mais graça sexualmente, perder a vitalidade nos esportes, achar de repente que tudo vai perdendo o sentido. 
Contudo, a velhice atual não é mais como a velhice de antigamente. Os idosos são ativos, são campeões nos esportes (temos vários exemplos no Esporte Clube Pinheiros em SPaulo), viajam e passeiam bastante, tem aparência bonita e saudável, tem maturidade e capacidade de superação, tem boa memória, boa concentração e bom equilíbrio (temos exemplos de ótimos professores de Filosofia e escritores atuantes na terceira idade), eles possuem sabedoria, esperança, tranquilidade, eles vivem intensamente. Isso tudo é uma grande prova de que a juventude está na cabeça. Uma cabeça boa conserva um espírito jovem em qualquer idade cronológica.
Recomendações:
1-pense em primeiro lugar na saúde, o investimento em saúde traz beleza, por ex melhorar o sono, a alimentação, o estilo de vida, etc;
2-pratique com frequência um esporte. Escolha algo de sua preferência: natação, corrida, ginástica, entre outros;
3-pratique yoga para relaxar e aliviar as tensões do dia a dia. A prática de yoga ajuda a manter o equilíbrio do corpo e da mente, ajuda a desacelerar, melhora o sono e proporciona uma tranquilidade para a vida em geral. Além de yoga, pode-se optar por cursos de meditação, tai chi chuan, entre outras práticas tranquilas;
4-esteja atenta as conquistas internas mais do que as externas. A vida não se resume apenas em músculos, corpo, forma física. Reflita e questione a sua vida, as suas relações, observando que tipo de pensamentos você tem se ocupado, ou seja, quais são os seus conflitos internos e possíveis mudanças na maneira de perceber o mundo.

O exterior reflete o nosso interior, é preciso arrumar o nosso interior e daí a beleza externa será uma consequência, será uma beleza totalmente original, muito distante dos padrões convencionais, será uma conquista, uma beleza realmente só sua;

5-todo mundo envelhece, todo mundo muda por dentro e por fora. Isso faz parte da vida, é natural. Já dei várias entrevistas na TV sobre vaidade e envelhecimento e como apresentadora de TV (Programa Bem Viver com Regina Pastore na JustTV) este já foi tema de alguns dos meus programas. e ela ainda diz: Posso dizer que a necessidade exagerada para evitar o envellhecimento é um problema. Uma ideia interessante é a seguinte: envelhecer saudavelmente é perceber todas as mortes dentro da vida. 

A cada fase da vida morremos para nascer uma nova. 
A vida é feita de morte. Morre um momento para nascer o próximo. A tristeza, o medo, a angústia são saudáveis diante da morte de uma fase, de um momento, de uma relação, etc. Mas sempre podemos renascer, recomeçar, o novo sempre existe. Do caos nasce a luz, depois da tristeza, vem um novo sentimento. Se temos a mente atrofiada, manipulada por modismos, a vida se torna um inferno com a ideia persecutória de um medo absurdo do envelhecimento; 

(
(per.se.cu.tó.ri.o)
adjetivo
1.
que tem o carácter de perseguição
2.
que procura deliberadamente prejudicar
3.
diz-se da ação intentada contra uma pessoa por causa do que ela possui)

6-se você é uma pessoa interessante jamais ficará feia. A pessoa interessante é viva, o seu vigor físico e mental a deixa bonita. 
A mente atrofiada só enxerga as rugas, a mente interessante enxerga além. O maior medo das pessoas deveria ser ficar com a mente atrofiada. Este tipo de mente leva ao fim de todas as possibilidades. Nós somos criativos e temos potencialidades ocultas, sempre temos algo a descobrir e a aprender. A mente interessante reage ao envelhecimento buscando tornar a vida mais estimulante. Ao trabalhar as potencialidades, refletimos uma imensa beleza;
7-se você está infeliz com medo do envelhecimento, reflita sobre a sua saúde emocional, observe as suas inseguranças e insatisfações e busque caminhos para fortalecer a sua auto-estima, como psicoterapia, assistir palestras, fazer boas leituras. Muitas vezes a falta de motivação na vida e pensamentos excessivamente negativos estão desgastando a sua vida. Busque sair da rotina e fazer um curso, por ex, que lhe ofereça um significado mais positivo para a vida. E por aqui ficamos.

Regina Pastore 
professora de Yoga na Clinica Vivenciar 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SIGA O BLOG ALMA GÊMEA aproximando os corações E SEJAM BEM VINDO

INICIO

BOA TARDE

mariahconceicao.blogspot.COM Boa tarde!  Que este momento seja preenchido com sorrisos, muitos abraços e toda alegria do mundo.  Tenho certe...